Vitor Hugo fala sobre reunião de diretores e futuro da coordenadoria

Coordenador explica que proposta final de reestruturação divulgada pelo governo ficará pronta em 31 de maio. (Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Foi a primeira reunião do ano com todos os diretores e diretoras da área de atuação da 32ª CRE. (Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Foi realizada nesta sexta-feira (15), a primeira reunião geral dos diretores e diretoras das 51 escolas localizadas na área de atuação da 32ª Coordenadoria Regional de Educação. O encontro ocorreu no salão de atos da entidade e contou com show musical do são-luizense Adilson Damião.

Conforme o coordenador Vitor Hugo Nascimento, o momento de descontração é necessário para iniciar um ano de trabalho “que sempre é diferente do anterior”. Entre os desafios previstos para 2019, estão, segundo ele, resoluções pontuais que não poderão ser postergadas como a otimização e racionalização dos recursos humanos nas escolas.

O coordenador destaca que essas modificações serão necessárias para que “o funcionário e o professor dos 11 municípios acolhidos sejam valorizados”. A fala é embasada no que ele ouviu em reunião de coordenadores no dia 7 de fevereiro, em Porto Alegre, que tratou do processo de reestruturação em todas as 30 coordenadorias.

Segundo Vitor, a reestruturação não significa fechamento, mas a otimização dos recursos humanos no sentido de melhorar o atendimento. Ele acrescenta que há uma proposta da Famurs para que cada zona da federação tenha um órgão regional vinculado à saúde, educação e agricultura. A sugestão, que beneficia a instituição local, está sob análise do governo.

O calendário apresentado pelo estado indica que até 31 de maio o projeto de reestruturação esteja pronto. Até lá, explica Vitor, todos os 30 coordenadores são considerados interinos. Só então, após esse processo, serão escolhidos os novos nomes.

Essa escolha terá colaboração da Fundação Lemann, a qual fará a análise dos currículos e entrevistas dos indicados em Porto Alegre. A secretaria de Educação, por sua vez, fará avaliação interna e externa para ver as necessidades e, após, emitirá nota final dos candidatos.

Vitor finalizou a entrevista falando sobre o novo veículo recebido, uma Chevrolet Spin, e sobre os problemas pontuais do início do ano letivo, como falta de professores. Para ele, são questões de fácil resolução e que no decorrer dos primeiros dias de aula já estarão zeradas.

Fonte: Rádio São Luiz