10 de fevereiro de 2016 às 21:27

Amanhã é dia de Nossa Senhora de Lourdes

Esta próxima quinta-feira (11) é o dia de Nossa Senhora de Lourdes, santa que possui imagem em São Luiz Gonzaga, localizada no Bairro da Gruta, a qual é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Para marcar a referida data, a Coordenação do Santuário da Gruta promoverá missa à Nossa Senhora de Lourdes. A missa se inicia a partir das 19h30min.

A Coordenação do Santuário da Gruta convida toda a comunidade para se fazer presente no Santuário na referida data e hora, visando compartilhar a homenagem à Nossa Senhora de Lourdes.

História da Gruta

Em 1924, Luiz Carlos Prestes acampou com sua tropa em São Luiz Gonzaga. As Forças Legalistas aproximavam-se da cidade para dar combate a Prestes e às forças que ele aqui arregimentara. Temendo um combate sangrento, um grupo de senhoras dirigiu-se à Igreja Matriz para rezar e, juntamente com o então vigário da Paróquia, Monsenhor Wolski, fizeram uma promessa: se não houvesse combate entre revoltosos da Coluna Prestes e Legalistas, ergueriam uma Gruta na parte mais alta da cidade, colocando aí a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A graça foi alcançada e a promessa cumprida em 1926. Desde então, muitas pessoas referem graças alcançadas pela invocação dessa santa e a gruta tornou-se local de visitação de fiéis, peregrinos e turistas.