25 de agosto de 2016 às 11:59

Vem aí o 6º Fórum Permanente Sobre a Conservação e uso Racional das Águas do Rio Uruguai

Está marcado para os dias 28 e 29 de agosto o 6º Fórum Permanente Sobre a Conservação e uso Racional das Águas do Rio Uruguai. O evento é uma realização do Comitê da Bacia Hidrografica do Rio Ijuí, em parceria com a Union Pallamentarios Sudamericanos y del Mercosur. O fórum terá como foco a conservação e uso racional das aguas do Rio Uruguai, do Rio Paraná e do Aqüífero Guarani e acontecerá no Hotel Tenondé em São Miguel das Missões. Já estão confirmadas delegações da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

Falou na nossa programação de hoje quinta-feira (25), Luiz Augusto Percigo, presidente  do Comitê da Bacia Hidrografica do Rio Ijuí. Na pauta do evento estão assuntos como a inclusão do Rio Paranáe os problemas relacionados com a bacia do Rio Uruguai como um todo. O evento terá a participação de vários parlamentares e entidades ligadas a questão ambiental, como os comitês de bacias e o comitê de Recursos Hídricos do estado.

Dentre os assuntos a serem tratados o presidente dastacou um assunto polêmico, que é a questão da pesca no Rio Uruguai na Argentina, ao passo que lá existem leis diferentes das brasileiras. Outro assunto relacionado com o país vizinho é a liberação de resíduos gerados por usinas brasileiras, o debate precisa ocorrer para que seja encontrada uma solução.

São Luiz estará representada pelo comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piratini, porém o evento é aberto ao público, tendo inscrição gratuita.