14 de fevereiro de 2017 às 13:33

Bossoroca e Santo Antônio receberão projeto de sustentabilidade da RGE Sul

Alice Weber Chagas, coordenadora adjunta, Josefina Adams de Moraes, coordenadora regional e Cleusa Silveira. Foto: divulgação / Educar para Transformar

Inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis, é o objetivo do projeto Educar para Transformar, iniciativa da RGE Sul que, desde 2012, movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade.

Detalhes para a realização do projeto nos municípios de Bossoroca e Santo Antônio das Missões foram acordados na segunda-feira (13), em reunião na 32ª Coordenadoria Regional de Educação, em São Luiz Gonzaga, onde participaram a coordenadora da 32ª CRE, Josefina Adams de Moraes, a coordenadora adjunta, Alice Weber Chagas, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira. As atividades serão realizadas em Bossoroca no dia 4 de abril, e em Santo Antônio das Missões no dia 6 de abril.

Roteiro do projeto

Lançado em setembro de 2016, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela RGE Sul, até setembro de 2017, por meio de 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas. Integram as Ações um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.

Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas escolas. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital.

Michelle Pereira – Assessora de Imprensa