21 de abril de 2017 às 09:21

4º Regimento de Cavalaria Blindado comemora o Dia do Exército com diversas atividades

Integrando a comemoração alusiva ao Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, o 4º Regimento de Cavalaria Blindado promoveu diferentes tipos de atividades na semana. Uma delas foi a costumeira realização de palestras com alunos que estão nos últimos anos do ensino, nas redes estadual e municipal, orientando os jovens a respeito do ingresso no Exército e falando sobre a história e o papel que a Instituição exerce no Brasil. Neste ano, três escolas receberam as palestras: Escola Gustavo Langsh (Polivalente), Escola Professor Osmar Poppe (Estadual) e Escola Municipal Francisca Lencina.

Nos dias 17 e 18, o Regimento abriu as portas para a visita de escolas primárias. As crianças puderam visitar as instalações do aquartelamento e conhecer o material utilizado na Unidade. No fim da visita, receberam a revista Recrutinha, publicação do Exército voltada aos pequenos, com diversas atividades pedagógicas.

Na quarta-feira, Dia do Exército, o 4º RCB comemorou com uma formatura, a qual contou com a presença de autoridades da segurança pública, civis, membros da Confraria Dragões do Rio Grande e o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, José Maciel. Na solenidade, também foi realizada a entrega de medalhas, concedidas aos militares com longo período de bons serviços prestados.

O Dia do Exército é celebrado nessa data em memória à Batalha dos Guararapes, ocorrida no distante 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco. Nesse episódio histórico, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias mas com o mesmo sentido patriótico, reuniu-se, pela primeira vez, para combater a dominação holandesa, marcando o nascimento do Exército Brasileiro.

Comunicação Social 4º RCB