24 de abril de 2017 às 15:51

Coordenador regional da Agricultura fala sobre trabalho na região

Pitico falou no programa Olho Vivo. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

O programa Olho Vivo desta segunda-feira (24) teve a participação do coordenador regional da Agricultura, Antônio César Portela, o Pitico. Em sua participação ele falou sobre diversos assuntos relacionados ao referido setor, tais como reuniões em nível estadual e investimentos que já estão repercutindo positivamente na região.

Em âmbito local, Pitico destacou o recente investimento do Grupo Simmi, que assumiu a estrutura do Frigorífico Tropeiro em São Luiz Gonzaga. Ele ressaltou o auxílio do departamento técnico de inspeção sanitária na implantação da empresa, que já realizou os primeiros abates. Para o entrevistado, muito além do retorno de ICMS para São Luiz, isso significa mais empregos e carne inspecionada para consumo.

Convênios

Ele ainda informou que, para alinhar o trabalho dos novos coordenadores que assumiram com o governo do PMDB, em janeiro e fevereiro ocorreram encontros visando a renovação dos convênios com os postos de inspetoria veterinária. Vale lembrar que o trabalho do coordenador regional da Agricultura é atrelado ao setor técnico, representado por entidades como a Emater e Supervisão Sanitária.

Consulta Popular

Como fiscal dos recursos obtidos pela Consulta Popular na região, Pitico, junto com o suplente Alonso de Andrade (chefe da 17ª Supervisão Regional da Agricultura), atualmente também trabalha na vistoria dos recursos liberados em 2015 e 2016. Eles estão visitando os municípios beneficiados para avaliar a aplicação das verbas e, posteriormente, repassar as informações obtidas.

Programas

O entrevistado também falou sobre os programas da Secretaria da Agricultura, como o “Mais Água Mais Renda”, para melhorar a produtividade nas propriedades, e programa “Dissemina”, utilizado para facilitar o processo de inseminação nas terras dos agricultores. Ele finalizou dizendo que todos estes programas estão à disposição dos municípios e produtores.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz