20 de abril de 2017 às 14:59

Prefeitos das Missões se reúnem com representante do governo do Paraguai

Participantes do encontro. Fotos: Karin Schmidt/AMM

O acordo oficial unificado dos países que compõem a Ruta Jesuítica – Circuito Internacional das Missões Jesuíticas da Sudamerica (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) -, foi assinado por prefeitos dos Sete Povos das Missões na manhã de quarta-feira (19), em reunião realizada na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Esteve presente o secretário de Integração do governo do Departamento de Itapúa/Paraguai, Marcos Gabriel Leguizamón, portador do documento.

No encontro, que teve os trabalhos conduzidos pelo presidente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori, foi estabelecido que no próximo dia 29 de abril durante a programação de abertura da Fenamilho Internacional, os demais prefeitos que congregam os municípios missioneiros também assinarão o documento.

O referido acordo, que foi firmado em novembro de 2016, em Encarnación/Paraguai, por integrantes dos governos dos cinco países, propõe que o processo de integração seja visto como um dos pilares fundamentais para a conformação de um Circuito consolidado como única Nação Missioneira.

Encontro internacional

Conforme entendimento entre o presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori, e o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro, ficou acertado que terá um estande disponível na Fenamilho para divulgação do turismo da região das Missões/Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, que simbolizam a integração dos 30 Povos. Representantes dos cinco países já confirmaram participação.

Neste mesmo dia, será definida a data do encontro entre autoridades e representantes de todos os povos da Ruta Jesuítica Internacional, que deverá ser no Brasil, na região das Missões. “Ficou previamente estabelecido entre AMM e secretário de Integração de Itapúa, que este encontro será em São Miguel das Missões, cidade que detém o único Patrimônio Cultural da Humanidade, localizado na região sul do Brasil ”, ressaltou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís. Hilário Casarin, que é prefeito de São Miguel das Missões, concordou com a indicação do município ser o anfitrião do encontro, e se colocou ao dispor dos cinco países quanto a organização do evento.

Por Karin Schmidt – assessoria AMM