13 de abril de 2017 às 08:35

Presidente da Coopatrigo tem boa expectativa quanto à produção de soja

Ivo anunciou boa produtividade, apesar do preço baixo.Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Após um período de chuva o soja voltou a ser colhido na região, provavelmente com algum pequeno prejuízo devido ao alto volume de precipitações. Em entrevista no programa Olho Vivo o presidente da Coopatrigo, Ivo de Souza Batista, fez análise do momento atual envolvendo a safra e expectativas para o plantio de culturas de inverno, como o trigo.

Sobre a produtividade, Ivo considera que os produtores que aplicaram tecnologia de ponta em suas lavouras deverão colher entre 65 e 75 sacas por hectare, enquanto os demais devem ficar na faixa dos 50, mas, no geral, espera-se uma grande produtividade.

Quanto a preço, o Presidente analisa que o mesmo está 20% menor em comparação com abril do ano passado e, como não há perspectiva de aumento do dólar, não existe muita expectativa. Mais uma vez o trigo está em baixa. Segundo Ivo, a expectativa é de que a área plantada sofra nova redução, pois o Governo não foi capaz de garantir um bom preço.

Expo

Mesmo com todos esses desafios a Coopatrigo pretende marcar presença em mais uma edição da Expo São Luiz e, para o evento deste ano (27 de setembro a 1º de outubro), a Cooperativa quer trazer seminário para as mulheres produtoras rurais, seminário de irrigação, fertilidade do solo, além de eventos em conjunto com as outras cooperativas que sempre participam da maior feira de exposições de São Luiz Gonzaga.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz