10 de abril de 2017 às 16:43

Vacinação contra Influenza inicia com meta de 90%

Iniciou nesta segunda-feira (10) a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para mais detalhes sobre essa mobilização, o programa Expressão Livre teve a participação da enfermeira Maria Inês Prado Miranda, que detalhou esta etapa da campanha, que se estende até o final de maio.

Conforme acontece tradicionalmente, a campanha foi antecipada em uma semana para os estados do Sul, devido ao clima mais frio. Segundo a entrevistada, neste ano não haverá distribuição das doses em uma só etapa, mas sim em sete lotes. Com isso, também se estabeleceu uma divisão no atendimento aos grupos de risco, que têm prioridade na imunização.

Vacinação dos grupos

Como nesta semana São Luiz Gonzaga recebeu apenas 3.130 doses, correspondentes a 25% da população alvo, estarão sendo imunizados apenas os profissionais da área da Saúde, gestantes e mulheres que deram à luz recentemente. Devido ao mau tempo, o interior do Município foi deixado para semana que vem.

Maria Inês reforça que todos os grupos acima citados (excluindo os moradores do interior pela razão já mencionada) se encaminhem para algum posto de vacinação, nos ESF ou no Centro de Saúde, das 7h às 12h ou das 13h às 16h.

Dia D

Segundo Maria Inês, o Dia D ocorre no sábado, dia 13 de maio, quando todos os postos de Saúde estarão abertos, das 8h às 17h, sem intervalo, oportunizando um maior contato com a população. Ela ainda destacou que, neste ano, a meta de cobertura da imunizaçaõ é de 90%.

Outras orientações

Pessoas que tiveram reações adversas severas em relação às doses anteriores e àquelas que têm alergia grave aos compostos do ovo de galinha são os casos de contra indicação na aplicação da vacina. A mesma deve ser adiada ou submetida a análise caso a pessoa esteja com febre, em tratamento de quimioterapia ou apresente doença crônica.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz