16 de agosto de 2017 às 16:50

AAPECAN: trabalho com respaldo da comunidade

Ariele, apresentador João Ribeiro, professora Vera, João Máximo e psicóloga Márcia. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Ter na comunidade o reconhecimento pelo seu trabalho é o que gratifica e enaltece qualquer entidade, ainda mais quando os beneficiados se dispõem a falar publicamente sobre a experiência. Esse reconhecimento é algo que a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) pode dizer com toda a certeza que possui.

Utilizando-se de uma estratégia de aproximação com o público de sua região de abrangência, as representantes da AAPECAN, assessora Ariele Ziegler e psicóloga Márcia Carvalho, visitaram São Luiz Gonzaga na tarde desta quarta-feira (16) e participaram do programa Expressão Livre.

Falando sobre a instituição, que tem sua sede em Ijuí desde 2011 e hoje possui 1.200 cadastrados, elas divulgaram os principais serviços da AAPECAN, que promove o acompanhamento do paciente oncológico, com orientações e atenção especial, auxiliando não apenas os pacientes, mas também seus familiares a passar por esta difícil fase.

Ariele ainda destacou que a Associação mantém uma casa de apoio, que recebe os pacientes de segunda a sexta, com hospedagem e alimentação gratuitas, ofertando ainda oficinas que podem resultar em novos aprendizados e até proporcionar uma nova fonte de renda.

Reconhecimento

Assim que souberam pela nossa programação que a AACOPAN estaria em São Luiz Gonzaga, o casal João Máximo e Vera Berwanger vieram até nossa emissora, chegando inclusive antes de Ariele e Márcia. Em depoimento no programa Vera disse o quanto a AACOPAN foi importante no processo de tratamento de seu esposo. Ela ainda acrescentou que usufruíram da casa de apoio e inclusive encontraram outros são-luizenses lá.

Para apoiar

Por não contar com nenhum tipo de repasse de verbas governamentais, a AACOPAN depende das doações da comunidade dos mais de 70 municípios aos quais presta atendimento. As duas opções de auxílio financeiro são o depósito bancário e a comunicação via fone, declarando a intenção de ajudar.

A seguir dados bancários e fone para os interessados em fazer algum dos referidos tipos de doação:

Conta corrente 257-0, agência 1595, operação 003.
Fone para informar intenção de colaborar: 3333-0289

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz