25 de agosto de 2017 às 16:48

Cidade Limpa: projeto consolidado na comunidade

Marcelo falou sobre a grande evolução do projeto no programa Expressão Livre. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Iniciativa que, por meio do exemplo, mobilizou toda a cidade em busca do ideal de manter nossa cidade limpa. Assim pode ser definido o Projeto Voluntário Cidade Limpa, idealizado, como o próprio nome já diz, por voluntários.

Em participação no programa Expressão Livre desta sexta-feira (25), o idealizador do projeto, Marcelo Gamarra, utilizou o espaço para agradecer a todos que somam aos esforços e ajudaram a consolidar o trabalho no Município.

Segundo Marcelo, apenas no mês de julho foram recolhidos nove contêineres de resíduos e número entre 500 e 600 sacos de lixo doméstico. Esses números ajudam a mostrar o quanto a iniciativa já beneficiou a comunidade local – de acordo com o entrevistado, desde o mês de outubro de 2016 até o momento, estima-se que tenham sido recolhidas 80 toneladas de lixo (isso apenas considerando o montante que estava jogado no meio ambiente).

Parcerias

Marcelo não deixou de ressaltar o apoio que recebeu da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, que colocou sua equipe de limpeza para trabalhar em conjunto com o projeto. Para o entrevistado, o ingresso da equipe da Prefeitura foi o que alavancou de vez o trabalho, que hoje tem o reconhecimento da comunidade.

Logicamente, além de chamar a atenção, o trabalho também teve contratempos com pessoas que infringiam a lei e insistiam em jogar lixo no meio ambiente. Marcelo disse que ocorreram denúncias e hoje as localidades que receberam o trabalho do projeto são fiscalizadas semanalmente pela Polícia Ambiental, outra grande parceira.

O trabalho segue em frente. Além das entidades oficiais, pessoas da comunidade aderiram à causa e hoje agem como coordenadores de grupos que mantém o aspecto limpo deixado pelo projeto nos bairros e demais localidades. Para Marcelo, que dedica três dias de sua rotina ao projeto, essa união só tem a crescer e fortalecer a intenção de deixar nossa cidade cada vez mais limpa.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz