1 de setembro de 2017 às 15:02

Agroindústria de Roque Gonzales é a milésima a receber certificado estadual

Momento da entrega do certificado. Foto: Rogério Fernandes

O certificado número 1000 do Programa Estadual de Agroindústria Familiar foi entregue nesta quarta-feira (30/08) a um empreendimento de Roque Gonzales: a Agroindústria Engenho Velho. A entrega ocorreu na Casa Branca, Casa do Governo do Estado na Expointer, com a presença do produtor Carlos Schropfer e seu filho Anderson Felipe, responsáveis pela agroindústria, que receberam o certificado da inclusão no Programa das mãos do Governador do Estado, José Ivo Sartori, do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, e do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Sobre a agroindústria

A agroindústria Engenho Velho, localizada no Rincão do Meio, Roque Gonzales, possui como foco a produção de melado, e tem como meta a diversificação de produtos, passando a produzir também açúcar mascavo e rapadura. O diferencial básico está na qualidade de seus produtos, iniciando no campo com o manejo da cana, o uso de variedades adequadas. Não realiza a queima da cana e sim preserva a palha nas entrelinhas, adubação equilibrada e rotação de culturas. A agroindustrialização é sequência do processo com uma planta agroindustrial pequena, mas com processo de produção bem dimensionado, dentro das normas sanitárias.

Outro ponto importante é que a família afirma que gosta do que faz e “agora tem renda garantida”. Nesta expectativa o filho Anderson ficou na propriedade para juntamente com seus pais seguir a atividade. “Hoje tenho uma renda maior que meus colegas que foram estudar e tentar a vida na cidade, mas procuro me atualizar, informar e juntamente com a Emater fazer a Gestão Sustentável da agroindústria e da propriedade como um todo, que possui um belo ajardinamento nos arredores e produz grande parte dos produtos para o seu autoconsumo como carnes, ovos, leite, hortícolas e frutíferas”, afirmou o jovem.

No ato, em seu pronunciamento, Carlito, como é conhecido demonstrou toda a sua satisfação, e reconheceu a importância de ter o selo “Sabor Gaúcho” e agora também este certificado, dando maior visibilidade e credibilidade a seus produtos. Também agradeceu a grande parceria e trabalho da Emater de Roque Gonzales, que orientou e ajudou em todo o processo.

Por Deise A. Froelich – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar