6 de setembro de 2017 às 08:44

São Luiz e região debatem situação do IPE

Lideranças presentes no encontro: Eloi Andrade (Bossoroca), Laureano Castilhos, Ana Barros, vice-prefeito Mário Trindade e vereadores de Porto Xavier Alberto da Veiga e Vanderlei Vieira. Fotos: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Lideranças locais e da região, além da comunidade em geral, compareceram no auditório da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga na terça-feira, dia 5, em audiência pública sobre a situação do Instituto da Previdência do Estado, o IPE.

Para evidenciar que o pleito é, de fato, de caráter estadual, representantes de outros municípios estiveram presentes, como foi o caso do presidente da Câmara de Bossoroca, Eloi Batista Andrade, e dos vereadores de Porto Xavier Alberto da Veiga e Vanderlei Antônio Vieira.

Negociações

Em entrevista para a imprensa após a audiência, a vereadora Ana Barros (PT), proponente do evento junto com o vereador Laureano Castilhos (PSDB), disse que os representantes da comunidade querem fazer parte da mesa de negociações.

O objetivo é fazer com que o IPE funcione normalmente, para que os usuários não tenham que migrar para serviços como o SUS, o que vem sendo observado atualmente, devido à demora na disponibilidade de consultas pelo IPE. Hoje, segundo Ana, o valor do convênio representa desconto de 9% do salário do trabalhador da Prefeitura (o Poder Público ainda contribui com mais 9%) e, para os servidores do Estado, são descontados 14%.

Vencimento

Ana Barros alertou para a urgência do debate em torno dessa precária situação do IPE, acrescentando o fato de que o contribuinte, hoje, paga por um convênio que está vencido desde o dia 1º de janeiro de 2017.

Reuniões

Na ocasião ficou definido que será buscado espaço para divulgar essa situação nas reuniões da ALM (Associação dos Legislativos das Missões) e AMM (Associação dos Municípios das Missões), que ocorrerão na Expo São Luiz, no dia 27 de outubro. Posterior, a intenção é levar o tema para a Assembleia Legislativa e a qualquer outra instância possível.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Galeria de fotos: