12 de setembro de 2017 às 08:56

Supervisor orienta sobre regras para participação no Desfile Farroupilha

Alonso, supervisor Regional de Agricultura. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

O desfile do dia 20 de setembro é sempre o grande momento da celebração da Semana Farroupilha. Entretanto, regras sanitárias também devem ser observadas, uma vez que o evento envolve aglomeração de animais e, com isso, o risco de contaminação é sempre maior.

Confira a ordem do Desfile Farroupilha

Em São Luiz Gonzaga a entidade que tem o dever sobre essa fiscalização é a 17ª Supervisão Regional da Agricultura, chefiada pelo agrônomo Alonso Duarte de Andrade. Ele participou do programa Expressão Livre, ocasião onde explicou as normas que serão cobradas no dia do desfile.

Procedimento

Segundo Alonso, no dia do desfile equipe da 17ª Supervisão passará pelos piquetes colhendo amostras. Outro ponto importante é o cadastro dos cavalarianos – nenhum piquete pode ter mais cavalarianos presentes no dia do desfile do que aqueles cadastrados.

Sobre penalizações, o entrevistado disse que o responsável por comunicar qualquer irregularidade inesperada no dia do evento é o RT (responsável técnico) ou o chefe do piquete. Alonso voltou a destacar que a intenção dos fiscalizadores não é aplicar multas, mas sim garantir que todos os animais estejam isentos de qualquer moléstia e que a orientação possa ser feita em parceria com as entidades, que, segundo ele, estão contribuindo e mostrando comprometimento.

Convite

Alonso ainda convidou a todos os interessados em participar de encontro com o coordenador estadual do Programa de Sanidade de Equinos, que ocorre no dia 28 de setembro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, durante a Expo São Luiz. Na ocasião será  lançado aplicativo que, no futuro, substituirá as guias de trânsito animal (GTA’s).

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz