12 de setembro de 2017 às 17:27

Uergs realiza 1° curso Mestre Cervejeiro Caseiro

Professores Cláudia Hernandes Ogeda e acadêmicas do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Foto: divulgação Uergs

No último sábado, 09 de setembro, na unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, ocorreu o I Curso de Extensão: Mestre Cervejeiro Caseiro. A atividade foi ministrada pela Professora Dra. Cláudia Hernandes Ogeda e pelo Professor Me. José Rodrigo Fernandez Caresani, da unidade da Uergs em São Borja.

O curso contou com a participação de 25 inscritos, que puderam acompanhar as etapas da produção da cerveja artesanal, desde a moagem do malte, seguidas das etapas de brassagem, filtragem, fervura e lupulagem, resfriamento, fermentação e engarrafamento. Além do curso, os acadêmicos realizaram um almoço para os presentes, já que as atividades estenderam-se durante todo o dia.

Foram produzidos 40 litros de cerveja dos estilos American Lager e Dunkel. Devido a necessidade de fermentação da cerveja preparada no curso, os alunos engarrafaram um terceiro estilo, American Pale Ale, que havia sido elaborado anteriormente pela Professora Cláudia Ogeda e pelos alunos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

A cerveja engarrafada juntamente com a cerveja produzida no curso será apresentada durante a palestra “Produção de cerveja artesanal”, que será realizada durante as atividades da Expo São Luiz, no 27 de outubro de 2017 ás 10 horas. Na oportunidade os presentes poderão degustar 2 estilos de cervejas produzidas artesanalmente na Uergs. A unidade da Uergs agrade a todos os participantes, e salienta, que o curso terá uma nova turma, com previsão para Janeiro de 2018.

Estas atividades de extensão são possíveis devido a Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga ter, dentre seus cursos, o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, cujos profissionais são capacitados para atuar na cadeia produtiva de alimentos visando atender as demandas locais e regionais.

O Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos terá ingresso de nova turma no primeiro semestre de 2018. A seleção é feita exclusivamente através da nota obtida na prova do Enem via SISU.

Fonte: Uergs São Luiz Gonzaga