11 de outubro de 2017 às 12:12

São Luiz Gonzaga sedia etapa regional de Tiro Prático

Com apenas 14 anos, Luísa Acosta foi a atiradora mais jovem da competição. Fotos: divulgação 4° RCB

A União São-luizense dos Policiais Civis (Usapoc) recebeu, neste fim de semana, a 5ª Etapa do Ranking Regional de IPSC – International Practical Shooting Confederation. O evento abriu as comemorações do aniversário do 4º RCB, reunindo mais de 120 atiradores de todo o Estado do Rio Grande do Sul, militares do Regimento e a comunidade local.

General Raul (D) e Coronel Scussiato (E) entregaram medalhas comemorativas aos vencedores

Esporte dinâmico e desafiador, o Tiro Prático exige dos competidores muita habilidade, precisão e velocidade, tanto nos deslocamentos nas pistas, como no instante de acionar o gatilho. Pistolas, revólveres, rifles e carabinas, foram as armas utilizadas nas provas.

A competição teve sete pistas: quatro de Tiro Prático, nas quais foram simulados cenários com situações a serem resolvidas no menor tempo possível, levando em conta também os acertos nos alvos; duas de Saque Rápido, as quais, como o nome sugere, premiam o atirador mais veloz e com maior precisão; e a pista do Desafio do Aço, composta por pratos metálicos a serem derrubados no menor tempo possível.

O maior grupo de atiradores era formado por esportistas, mas também houve espaço para que as pessoas com porte de arma pudessem fazer seu uso recreativo e com segurança. A categoria “Damas”, da qual participa a menina Luísa Acosta, de 14 anos, foi um dos destaques do evento.

Atirador progride acompanhado pelo Range Office (RO) e auxiliar de pista, responsáveis pela avaliação e segurança

No domingo, dia de maior intensidade, a Usapoc recebeu muitos visitantes e, entre eles, estavam os presidentes Nilton Luís Teixeira, da Expo São Luiz 2017, Diamantino Marques dos Santos, da Cermissões, Nelson Faleiro, do Sindilojas, Major Hernani, do 14º BPM e Capitão Josiane Teloeken, Comandante da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Bombeiros Militar. Outra autoridade presente foi o Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Raul Rodrigues de Oliveira, que participou da cerimônia de premiação, entregando medalhas comemorativas do aniversário do 4º RCB.

Ao final do evento, a avaliação foi de que a parceria entre Usapoc, DTC Missões e 4º RCB resultou em excelente competição. Apoiado pela Associação de Poupança e Empréstimo – Poupex, o evento marcou o início das festividades do histórico Regimento de Cavalaria.

Fonte: Comunicação Social 4° RCB