26 de novembro de 2017 às 08:00

Espaço Cultural Dragões do Rio Grande é revitalizado

Mesas expositoras guardam documentos históricos do 4º RCB.

Ambiente dedicado à memória do 4º Regimento de Cavalaria Blindado, o Espaço Cultural Dragões do Rio Grande passou por um recente processo de revitalização e está, novamente, aberto ao público. No local estão expostos artigos militares utilizados desde a Guerra do Paraguai e arquivos fotográficos desde a década de 1910, entre outros objetos que ajudam a contar uma parte da história quase tricentenária da Unidade.

 Neste espaço existem cartas enviadas pelos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira às suas famílias durante a Segunda Guerra Mundial e um rico acervo literário. Peças usadas pelos cavalarianos quando o quartel ainda utilizava o cavalo no treinamento para o combate e era chamado de 3º Regimento de Cavalaria Independente, também compõem o espaço.

Por ocasião dos 280 anos da Unidade, o Coronel Scussiato, Comandante do Regimento, presenteou o espaço com uma coleção de dioramas, miniaturas dos blindados utilizados na Segunda Guerra Mundial.

O local está aberto à visitação de escolas e do público em geral, de segunda a quinta-feira, durante o horário de expediente. Agendamentos podem ser feitos por meio da Seção de Comunicação Social pelo número 3352-4014.

Fonte: Comunicação Social do 4º RCB