9 de dezembro de 2017 às 10:34

Com o toque da sineta, 41ª Feira do Livro foi oficialmente aberta

Programação continua neste sábado (9) e domingo (10). Foto: divulgação/Prefeitura de SLG

Um dos eventos mais aguardados pelos apaixonados por livros em São Luiz Gonzaga iniciou nesta sexta-feira (8). Com a presença da comunidade e de autoridades junto ao Palco Cenair Maicá, na Praça Matriz, ocorreu a abertura oficial da 41ª Feira do Livro.

Na ocasião, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, cumprimentou o patrono da feira, João Hélio Pes e ressaltou a importância do evento para o município. “A Feira do Livro, iniciada na gestão do ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira, é um evento com grande significado para o nosso município. Além de reunir autores, editoras e livrarias; a feira consegue oportunizar a comunidade momentos culturais e muitas vezes dar acesso a obras literárias que não teríamos sem a Feira do Livro”.

Em seu forte e emocionado discurso de abertura da feira, o patrono João Hélio Pes agradeceu a homenagem e destacou a importância da leitura para o desenvolvimento da sociedade. “Estávamos próximos de dar fim as diversas discriminações, agora vemos atos que nos entristecem. Nesses momentos de retrocesso, penso que o livro, a leitura, a cultura podem proporcionar a evolução da nossa sociedade. Por isso, uma Feira do Livro, mesmo com as dificuldades enfrentadas, realizada com a união da comunidade é algo muito importante. Nós, comunidade de São Luiz Gonzaga, estamos de parabéns por estarmos aqui, compartilhando esse belo espaço com o que pode ser o mais importante para que a humanidade evolua: o livro”.

Após o toque da sineta pelo patrono, a 41ª Feira do Livro foi oficialmente abertura. Veja mais fotos do evento na página da prefeitura no Facebook (aqui)

PROGRAMAÇÃO

As atividades da Feira do Livro continuam neste sábado (9) e domingo (10). Confira a programação:

Sábado

9 horas – Atividade para a terceira idade com o apoio do Sesc São Luiz Gonzaga;

9h30min – Aula de alongamento com a professora Bruna Lima Zamperetti;

10 horas – Grupo de Zumba com Tânia March;

15h30min – Aprendizagem Pibid da Pedagogia da UERGS

# Oficia de contação de história

# Confecção de boneca Abayomi

# Exposição e divulgação de cursos.

16 horas às 18 horas – Lançamento de Livros

# ASAS (com a participação de 20 autores)

#Dioraci Urtassum (livro “Delicias Aromas e Vidas”);

# Paulo Urach (livro “O Fantasminha da Consciência”);

#Juliano Florczak Almeida (livro “Bom Jardim dos Santos – Plantas, Religiosidade Popular e seus fluxos em Guarani das Missões – RS”;

# Lucia Noel (livro “Qual é meu bichinho?”);

# Lançamento do livro “Crianças e jovens escrevendo histórias no Rio Grande do Sul (com os alunos da Rede Estadual de Ensino);

# Novo Olhar Sobre o Pioneirismo Jesuítico – Guarani: O Caso Caaró (coletânea de autores que participaram do 1º Fórum Internacional de História de Educação e Turismo da Região das Missões organizados pela Trilha dos Santos Mártires e UFSM)

18h30min – Apresentação do coral “Cantando a Vida” com participação das alunas da URI;

19 horas – Apresentação artísticas:

# Grupo Fênix;

# Invernadas do CTG Galpão de Estância;

# EMEI Ana Paulina;

# Invernadas do Departamento Nativistas Carlos Bastos do Prado;

# Escola Amália Germano de Paula;

# CTG Galpão Estância com a encenação do Natal Galponeiro.

21 horas – Show com o Grupo 7 Povos.

Domingo

10 horas ao meio-dia – 37ª Campeonato de Ginástica Artística da Academia Movimento;

15 horas – Grupo de Capoeira Capoerê (instrutora Vera Matos);

15h30min – Apresentação do projeto “Música na Escola” (professor e instrutor de música Fernando Barrilari e instrutor Jean March);

16 horas – Teatro Dorinha;

18 horas – Apresentações de dança:

# EMEI Ana Paulina

– Dança Borboletas

– Canto Aleluia

# EMEI Cecília Petry

– Dança Biquíni de Bolinha Amarelinha

# EMEF Centenário

# Ballet Soul Fitness

# Ballet Compasso

21 horas – Show da Banda Primmus e chegada do Papai Noel (abertura do Natal Luz das Missões)

São atrações permanentes da feira: mateada com a Ervateira Seiva Pura, brinquedos da Fest Kids, Tale Time (Hora do Conto) e atividades lúdicas promovidas pelo Senac  e a comercialização de livros e produtos do Centro de Criatividade.

APOIADORES

A 41ª Feira do Livro é uma promoção da Prefeitura de São Luiz Gonzaga – por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte – e conta com o patrocínio da Enel, C. Vale, Sementes Cambaí, Nicola Veículos, Armazém Natural, Agrofel – Concessionária New Holland, Flach & Werle, Maquiva, Livraria Amaral, Restaurante e Pizzaria Malaguetta, Agro São Luiz, Auditec e TNT Comunicação Visual.

A feira também conta com apoio do Dosul Supermercados, Mercado Carangola, Fest Kids, Felipe Lunardi – Propaganda e Sonorização Comercial, Extintec, Lojas Benoit, 4ª RCB, Coopatrigo, 2º Pelotão de Bombeiro Militar, Instituto Histórico e Geográfico, Ervateira Seiva Pura, Luíza Catarine e Fênix Studio Hair.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga