14 de dezembro de 2017 às 11:31

Turma com 26 PM’s Mirins se forma no 14° BPM

Formatura ocorreu no CTG do Batalhão. Fotos: RSL

Ontem à tarde (13), jovens de sete a nove anos, estudantes da rede pública de ensino, encerraram o seu período de aprendizado no projeto PM Mirim. A ação, iniciada em 2004, foi criada com o objetivo de promover a convivência dos jovens em um ambiente sem violência, com respeito e dignidade, investindo assim na formação do cidadão.

Esta é a sexta turma que se forma no projeto em São Luiz Gonzaga. Nas palavras do orador da turma, o garoto Yago Bambil, “foram dias de união, camaradagem e dedicação, em que eles tiveram oportunidades de conhecer o dia a dia da BM e o enorme esforço que os policiais fazem para cumprir o seu serviço”.

Para um dos instrutores, o soldado Ademir, que atua ao lado do sargento Gorski, é surpreendente como as crianças mudam com o passar do tempo. Segundo ele, os pequenos ampliam seu senso crítico, sabendo o que é bom e o que não é – formando assim o caminho a ser trilhado.

Durante a solenidade, foram entregues quadros com imagens de cada um dos formandos e dos homenageados da turma: Simone de Almeida, madrinha da turma, José Alberto de Souza Brum, responsável pela benção pastoral, João Carlos Morais, Nelson Tavares e Jairo Augusto Panzenhagen.

O 14º BPM, por meio do seu subcomandante, capitão Eduardo Brum, também referenciou o secretário da Administração e Desenvolvimento, Alex Rodrigo Vicente Nunes e o assessor jurídico da Prefeitura, João Paulo Jornada da Silveira. Pessoas que, segundo ele, representam equipes que foram muito importantes para a viabilidade do projeto neste ano.

Outro dos homenageados na solenidade foi o presidente do Conselho Comunitário pró Segurança Pública de São Luiz Gonzaga – Consep, Maurício Caíno. A entidade a qual ele preside é que repassa o auxílio financeiro da comunidade para a Brigada Militar.

A previsão é de que no próximo ano o projeto siga para a sua sétima turma.

Galeria de imagens

Fonte: Rádio São Luiz