27 de dezembro de 2017 às 14:52

Viagens no final de ano: animação e prudência devem andar de mãos dadas

Viajar para aproveitar as férias ou apenas a virada de ano é uma atividade comum para muitas famílias. No entanto, além de curtir, é necessário também não esquecer de tomar todas as providências para que a viagem possa ser aproveitada da melhor maneira possível.

Entrevistado no programa Expressão Livre desta quarta-feira (27), o instrutor de trânsito do CFC Cadore, Magnus Ourique, compartilhou alguns conhecimentos sobre prevenção a acidentes, antes e durante as viagens de final de ano. Segundo o instrutor, em primeiro lugar, é fundamental ter dormido bem antes de viajar. A manutenção do veículo também não pode se ignorada, desde freios até a parte elétrica, pneus etc. Caso o orçamento esteja apertado, é melhor até parcelar com o mecânico se for o caso.

Cinto para todos

O cinto de segurança também é item obrigatório, não apenas para o motorista, mas também para os passageiros, inclusive gestantes: “muitas vezes essa informação não chega, mas as gestantes também tem que estar com cinto”, orienta Magnus. Os animais de estimação também devem ser submetidos a essa regra, mesmo estando em sua caixa, se estiver no banco do carro.

Infrações graves

Magnus lembra que celular e álcool são inimigos do motorista. Por ser uma prática relativamente nova, o uso excessivo do celular no trânsito ainda não foi devidamente incluído em termos de estatísticas de acidentes de trânsito, mas o entrevistado informou que já é considerada gravíssima a infração para aqueles que provocarem acidentes por causa do uso desses aparelhos.

Beber e dirigir logicamente é uma atividade que segue no radar das autoridades controladoras de trânsito. Mesmo se recusando a fazer o teste do bafômetro, o motorista ainda perde muito, pois, além dos danos físicos e materiais, o mesmo(a) tem a multa multiplicada em seu valor e fica com o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Considerando todas essas situação, fica a dica: uma boa viagem se faz com amigos, parceria e animação, mas também com muita prudência.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Foto em destaque: divulgação Arteris