10 de janeiro de 2018 às 09:27

Soja e milho: boas previsões para colheita e desenvolvimento das lavouras

Com praticamente todo o milho colhido e com as lavouras de soja ainda em desenvolvimento, as perspectivas são boas para a produtividade de ambos os cultivares. Em seu espaço dedicado ao agronegócio, o programa Expressão Livre teve entrevista com o agrônomo da Coopatrigo Murilo Queiroz, que falou sobre o comportamento das lavouras.

Quanto ao milho, Murilo informou que a grande maioria da produção na área de abrangência da Cooperativa já foi colhida, restando muito pouco para colher, o que deve acontecer em breve.

A produção de soja, até o momento, apresenta bom desenvolvimento, porém, a produtividade depende ainda das condições climáticas. Segundo Murilo, as chuvas não têm sido uniformes, o que prejudica na questão da produtividade – as lavouras que mais precisam desta umidade são as implantadas mais precocemente, em outubro de 2017.

Expectativa e manejo

Além das cultivares precoces, que agora se encaminham para o período reprodutivo, há também as lavouras implantadas em novembro, que estão em crescimento vegetativo e representam a maioria na região. Espera-se agora que os pequenos volumes de chuva previstos para esta semana ocorram, para que tudo siga bem.

Murilo acrescentou que, até o momento, o desenvolvimento no geral tem sido muito bom, mas, a partir de agora, cresce a necessidade de manutenção, visando combater doenças e pragas típicas da cultura. A orientação é que os produtores não descuidem do manejo em suas lavouras.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Foto em destaque: divulgação internet