23 de janeiro de 2018 às 10:09

Petistas de São Luiz e região viajam à Porto Alegre em apoio a Lula

Caravana de São Luiz e região está presente nas manifestações. Foto: Sandra Vidal Nogueira/PT Cerro Largo

Nesta próxima quarta-feira, a partir das 8h30min, em Porto Alegre, se inicia o julgamento do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. O caso gera grande mobilização na capital do Rio Grande do Sul, com deslocamento de milhares de pessoas, principalmente apoiadores do réu, que foi condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro.

Comitiva de São Luiz Gonzaga participa das manifestações de apoio a Lula. Em participação no programa Olho Vivo desta terça-feira (23) o petista Rodrigo Veleda, que foi candidato a prefeito de São Luiz nas eleições 2016, nos trouxe informações direto da Capital.

Segundo Rodrigo, cerca de três ônibus saíram da região rumo a Porto Alegre, levando pessoas de São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Santo Antônio das Missões, Cerro Largo e Santo Ângelo. Mesmo com o tempo chuvoso, Rodrigo diz que o clima é de otimismo para este ato, que ele considera histórico para o País. “Não existe provas para essa condenação, então essa condenação não pode ser mantida”, opinou o entrevistado.

Outro objetivo dos manifestantes é mostrar que uma eleição sem a presença de Lula não seria uma eleição, seria uma fraude. Rodrigo relatou que o nível da organização para receber os visitantes do país inteiro é muito bom, com crachás de identificação, inclusive.

Programação

Ainda hoje pela manhã ocorre ato de concentração na Assembleia Legislativa, com foco nas mulheres, com presença confirmada da ex-presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência pelo PC do B Manuela D’Ávila, entre outras, com previsão de se estender até as 12h. No início da tarde ocorre fórum com presença de nomes como os senadores Paulo Paim, Roberto Requião e mais lideranças.

A partir das 17h será realizada concentração na Esquina Democrática, com presença conformada do ex-presidente Lula. Após ocorre caminhada até o Anfiteatro Pôr-do-Sol, próximo ao Guaíba, onde será feita vigília em acampamento, até amanhã, no início do julgamento.

A caravana de São Luiz retorna ainda no fim de tarde de hoje, mas alguns, como Rodrigo, ficarão na Capital até amanhã.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz