2 de fevereiro de 2018 às 08:56

Julio Fontela será um dos homenageados com a Comenda Sepé Tiaraju

Julio Fontela hoje apresenta os programas “Prosa de Campo” e Paisagem Missioneira” na Rádio São Luiz. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Casa de funcionários cujo talento para a música é conhecido não apenas em São Luiz, mas no Rio Grande do Sul e até fora de nosso Estado, a Rádio São Luiz tem um representante entre os homenageados com a Comenda Sepé Tiaraju. O artista em questão é Julio Fontela.

Envolvido com a Rádio São Luiz desde os tempos do fundador Elias Possap, Julio é poeta e compositor, tendo letras interpretadas por artistas de renome. Além de Julio, receberão a honraria o cartunista Sávio Moura, o ex-prefeito de São Luiz Gonzaga Jauri Gomes de Oliveira, o músico Luiz Carlos Borges, a escritora Danci Caetano Ramos e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, professora Anna Olívia do Nascimento. A homenagem será entregue no dia 7 de fevereiro.

Justificativa

Apesar de requisitado por muitos músicos, Julio não investe muito na imagem pessoal, preferindo o anonimato: “divulgo pouco o meu trabalho”, diz o radialista. Sobre a justificativa para a honraria, ele considera que esse reconhecimento deve ter sido proveniente da autenticidade de suas letras: “minhas músicas abraçam a causa missioneira”.

Letras e intérpretes

Entre as letras de Julio que alcançaram grande sucesso podemos destacar: Quilombo das Luzias, Bagual de Corredor, Abençoado, Pedras Testemunhas, Zaino Requeimado, Orgia Pampeana, Prenda, Lá vem a Dora, entre outras.

As interpretações das letras de Julio abrangem artistas e grupos musicais como Pedro e Gabriel Ortaça, Os Serranos (Disco de Ouro com a música Bagual de Corredor) Os Caranchos, Grupo Sete Povos, Os Manos, Xiru Missioneiro (Disco de Ouro com Abençoado), Walter Morais, Amilton Lima, João Crioulo, Zé Gaspar, Pedro Maçaroca, Tato Fogaça, Os Pataqueros, Talita da Rosa, Luiz Lemos, Bugre Xucro, Wilson Rodrigues, João Missioneiro, Rodrigo Machado, Ademar da Rosa e Mazaropi, Palito Portela, Miguel Dorneles, Piazito Missioneiro, Grupo Chão Colorado, Delvio Ovedo – este último com a letra “O Itaquiense”, hoje música símbolo do município de Itaqui.

Casa dos artistas

Além de Julio Fontela, a Rádio São Luiz atualmente conta com outros artistas reconhecidos, como o também poeta e compositor João Ribeiro e o cantor Dinis Soares, isso sem mencionar outros que já passaram pela Rádio do Povo.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz