Educação

No Dia Nacional do Livro Infantil, professoras destacam importância da leitura

Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Nesta quinta-feira, 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu neste dia e deixou, ao longo de sua vida, uma vasta obra voltada às crianças, com destaque para as histórias como Reinações de Narizinho, que depois deram origem ao programa de TV Sítio do Picapau Amarelo.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ana Paula Berni Ferraz e Terezinha Ferreira, professoras no Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, em São Luiz Gonzaga, falaram à reportagem sobre essa passagem, destacando a importância da leitura. Elas, que inclusive possuem publicação voltada aos pequenos, citaram a necessidade de estimular a leitura desde cedo.

Ana citou, por exemplo, que é importante reservar um espaço no dia para promover essa interação em casa. Terezinha, que também é vice-diretora na escola, destacou que a leitura encanta, reforçando o papel dos professores nesse processo de aproximação do universo literário.

No Brasil, dados de 2022 informam que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Isso impacta no desenvolvimento do vocabulário, dificuldades de concentração, além de menor capacidade cognitiva, razão pela qual é importante trabalhar a leitura em casa e na sala de aula.

Fonte: Rádio São Luiz

Estudantes de São Miguel das Missões vencem competição de robótica estadual

Equipe de São Miguel das Missões venceu a grande final em Gramado – Foto: Gustavo Peres/ Ascom Seduc

As estudantes da Escola Estadual Padre Antonio Sepp, de São Miguel das Missões, Marianita Portella Bonete, Eduarda Oliveira da Silva e Isabelle Antunes Vieira, com orientação da professora Leonice Nair Dapper, foram as vencedoras do HackaTchê Robotics 2024. A competição de robótica é promovida pelo governo estadual e teve sua grande final realizada na última quinta-feira, 11 de abril, durante o Gramado Summit.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No total, foram 104 equipes de diferentes locais do Estado que se inscreveram no HackaTchê Robotics, mas apenas cinco participaram da final em Gramado. “É um sentimento inexplicável vencermos esta competição. Trabalhamos muito para estarmos aqui e vamos levar com muito orgulho este troféu para São Miguel das Missões”, comemorou Isabelle Antunes Vieira, aluna da Start Now, nome da equipe vencedora.

Na competição, as estudantes foram desafiadas a demonstrar suas habilidades e conhecimentos na área de robótica. A iniciativa busca promover a inovação com uso de tecnologia de ponta. Como premiação pelo desempenho, a equipe missioneira recebeu um kit de robótica de padrão internacional. Além disso, as estudantes terão direito a uma mentoria para participação em disputas como as oferecidas pela FIRST, maior competição de robótica do mundo.

Os critérios avaliados na final foram: Arena (desafios desempenhados pelo robô); Apresentação (parte teórico-pedagógica); e Legado (levantamento científico de testes e superação de dificuldades e durante o desenvolvimento do projeto).

Fonte: Rádio São Luiz com informações do Governo do Estado do RS

 

Apae de São Luiz Gonzaga completa 47 anos nesta quinta-feira

Divulgação

A Escola Ananias Tadeu, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luiz Gonzaga, comemora nesta quinta-feira, 11, 47 anos de dedicação à inclusão e ao bem-estar de pessoas com deficiência. Fundada em 11 de abril de 1977, a instituição leva o nome de Ananias Garcia do Amaral, jovem são-luizense e inspiração para a causa da inclusão.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ananias, portador de deficiência múltipla, foi uma figura conhecida na cidade, que desde o nascimento enfrentou desafios de saúde. Seus pais Áurea Garcia e Odorico Amaral estiveram ao seu lado, buscando melhorar sua qualidade de vida e promover sua inclusão na sociedade. Ele viveu apenas até os 20 anos de idade, mas deixou um legado de superação, sendo posteriormente homenageado na fundação da entidade.

A Apae de São Luiz Gonzaga é uma instituição filantrópica dedicada à promoção de ações voltadas para a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, múltipla, além de ser uma defensora de seus direitos. Ao longo de seus 47 anos de existência, a escola tem sido um local de apoio para indivíduos e famílias.

Para celebrar esta data, a entidade convida a comunidade a participar de visitas à escola durante esta semana de aniversário. Além disso, aqueles que desejarem contribuir podem fazer doações de bambolês, bonecas e carrinhos, ajudando a tornar o ambiente ainda mais acolhedor para os alunos.

Fonte: Rádio São Luiz

Programa Alfabetiza Tchê é apresentado a prefeitos e profissionais de educação da região

Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Foi realizado nesta quarta-feira, 10, na sede da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), encontro entre os profissionais de educação e os prefeitos dos 11 municípios que compõe a área de abrangência da coordenadoria. O objetivo foi apresentar o programa Alfabetiza Tchê e seus resultados.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme Leticia Buenavides, chefe de divisão pedagógica, o Alfabetiza Tchê é um projeto que tem o objetivo de alfabetizar e promover a leitura fluente dos estudantes até o 2º ano do ensino fundamental. No encontro desta quarta, foram apresentados os detalhes sobre a lei que rege o programa, as normativas, as ações já realizadas e as que ainda serão desenvolvidas.

O programa contempla a rede pública, tanto municipal como estadual, e conta ainda com incentivo do governo federal. Leticia disse que a coordenadoria ficou feliz com a ampla adesão dos prefeitos, os quais demonstraram interesse e entenderam a importância desse programa de alfabetização na idade certa. Ela concluiu destacando que se trata de mais um processo de luta pela valorização da qualidade do ensino público.

Fonte: Rádio São Luiz

Reitora do IFFar participa da primeira reunião técnica para implantação do campus em São Luiz Gonzaga

Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

A reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, esteve em São Luiz Gonzaga nesta quarta-feira, 10, para a primeira reunião técnica após o anúncio do governo federal de que o município foi um dos contemplados com um campus da instituição. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores, reunindo as lideranças do município para o início das discussões visando a efetivação do estabelecimento de ensino.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme Nídia, em entrevista para a Rádio São Luiz, uma vez que o Instituto recebeu, via ofício do Ministério da Educação, toda a documentação exigida, foi marcada a reunião. A implantação, portanto, iniciou nesta quarta-feira, com a indicação de interlecutores do Executivo, Legislativo e entidades da sociedade civil, para a formatação do plano de execução que será, posteriormente, remetido ao Ministério da Educação. O prazo final para a remessa desses documentos é fim de maio, por isso exigirá muito empenho de todos os envolvidos.

A reitora acrescentou que após essas formalizações, vão iniciar as audiências públicas para definir quais os cursos serão ofertados no campus de São Luiz Gonzaga. Também, a prefeitura poderá dispor de recurso para sua contrapartida e assim o IFFar iniciar o código de vagas de docentes e técnicos administrativos. Isso tudo no segundo semestre. Haverá concurso para esses postos de trabalho e também serão realocados servidores do IFFar que são naturais de São Luiz Gonzaga e região, mas que hoje atuam em outras unidades.

A previsão para que as aulas efetivamente iniciem é só para 2025, inicialmente nas atuais instalações do INSS. Depois, um recurso de mais de R$ 25 milhões deverá ser utilizado para a construção da sede própria.

Fonte: Rádio São Luiz

Brondani lista demandas da AMM e comenta sobre vinda do IFFar e CPI do Hospital de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O prefeito de São Luiz, Gonzaga, Sidney Brondani (PP) concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 10, para falar sobre a primeira reunião como presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O gestor também tratou da visita da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, ao município e do andamento da CPI do Hospital São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo informou Brondani, na segunda-feira, 8, foi realizada uma reunião entre a diretoria da AMM para tratar da implementação de um curso de medicina na região das Missões. “Expressamos nosso apoio e a vontade que ocorra, porque certamente vai impactar positivamente nossa região”, pontuou o presidente da Associação.

Outro tema do encontro foi o aumento do ICMS proposto pelo governo estadual. Anteriormente a maioria dos prefeitos da região se posicionaram contra o aumento. De acordo com Brondani, a decisão atual também será tomada de modo coletivo. A reunião serviu para estabelecer uma agenda de pautas prioritárias para os municípios das Missões. Nesta sexta-feira, 12, está prevista uma reunião da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Santo Ângelo.

Implementação do IFFar e a CPI do HSLG

Sidney Brondani também comentou sobre as tratativas para instalação de uma unidade do IFFar em São Luiz Gonzaga, motivo da visita da reitora da instituição ao município. Sobre o local para o campus, a Escola CNC e o antigo prédio do INSS seguem como as duas opções. No entanto, conforme disse o prefeito, em um primeiro contato com a escola o retorno não foi positivo, por conta de outros planos para o local.

Questinado sobre o seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), Brondani reafirmou a validade da investigação, mas ressaltou a necessidade de preservar o hospital. “Fiz um apelo para que tenhamos um cuidado muito grande para preservar a imagem do hospital”, destacou o prefeito, que defendeu a importância da entidade para atender a população. “Afinal é para lá que nós vamos quando temos um desconforto de saúde”, acrescentou.

Fonte: Rádio São Luiz

Abertos processos seletivos para estágios do CIEE-RS em municípios da região

Vagas são para diferentes cursos – Foto: Freepik/Ilustrativa

O Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) está com processos seletivos abertos em São Luiz Gonzaga, Bossoroca e Santo Antônio das Missões. As vagas são destinadas para estudantes de nível médio e superior realizarem estágios em setores da administração pública. Para fazer a inscrição é necessário acessar os editais no site do CIEE-RS.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em São Luiz Gonzaga podem se inscrever ensino médio normal ou aqueles que cursam técnico em Administração e técnico em Enfermagem. Já para o nível superior as vagas são para os seguintes cursos: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física (base comum/Educação Física – Bacharelado); Enfermagem; Engenharia Civil; Pedagogia; Serviço Social; Psicologia; Jornalismo; Publicidade e Fisioterapia.

A bolsa auxílio para nível superior é de R$ 1.300,00 e de R$ 1.050,00 para nível médio, considerando uma carga horária de 30 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho. Todas as informações estão disponíveis no edital (link aqui).

Em Santo Antônio das Missões as vagas do ensino médio podem ser para: curso normal, magistério, EJA e técnicos em administração, agropecuária, enfermagem, gestão em saúde pública, gestão pública e informativa. A bolsa é de R$ 880,00 por 30 horas semanais, mais um vale transporte de R$ 20,00.

Para o ensino superior a bolsa é de R$ 1.080,00 mais o vale transporte de R$20. Já as vagas são para os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Artes – Licenciatura, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física – Licenciatura, Fisioterapia, Geografia, História, Letras Português, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia – Licenciatura, Química e Serviço Social. Os detalhes estão no edital (link aqui) e as inscrições vão até 15 de maio.

Já em Bossoroca, as inscrições seguem até o dia 6 de junho com vagas para ensino médio: curso normal e técnicos em Administração, Agropecuária, Contabilidade, Enfermagem, Farmácia e Informática. Para o ensino médio, a bolsa-auxílio varia entre R$300 e R$600, dependendo do número de horas semanais, entre 20 e 30, mais R$50 de vale transporte.

No caso dos estudantes de nível superior, as vagas são para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Agronomia, Biologia/ Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. O vale transporte é de R$100 e a bolsa varia de R$350 a R$650 mensais. As informações detalhadas estão no edital (link aqui).

Fonte: Rádio São Luiz

 

Realizada a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo em São Luiz Gonzaga

Foto: Emerson Scheis

Neste sábado, 6, ocorreu a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo em São Luiz Gonzaga. A iniciativa partiu da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Petry, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e a vereadora Nara Mendes.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A concentração teve início por volta das 8h em frente à Prefeitura Municipal. Em seguida, o grupo partiu em caminhada pela Rua Venâncio Aires, percorrendo as principais ruas do centro da cidade e encerrando com concentração na Praça Cícero Cavalheiro.

O evento contou com a participação de um grande número de pessoas, incluindo entidades parceiras como o Grupo de Escoteiros Caetés e outras representações da comunidade. Os participantes carregavam faixas e cartazes com mensagens de conscientização sobre o autismo e sobre as necessidades das pessoas autistas, especialmente as crianças.

São Luiz Gonzaga vive um momento de expectativa em relação a esse tema, com o recente anúncio da implantação de um Centro de Atendimento em Saúde para pessoas autistas. O espaço, já aprovado pelo governo do estado, deverá ser instalado na URI São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio São Luiz

3° Caminhada de Conscientização do Autismo será neste sábado em São Luiz Gonzaga

Secretária e vereadora comentaram sobre prioridades para atendimento de autistas no município – Foto: Rádio São Luiz

A 3° Caminhada de Conscientização do Autismo terá mais uma edição neste sábado, 6 de abril, em São Luiz Gonzaga. A iniciativa é promovida pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cecília Petry Batista em alusão ao “abril azul” e ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, a vereadora Nara Mendes (MDB) e a secretária de Educação e Esporte de São Luiz Gonzaga, Mariza Klein Ditz, comentaram sobre a organização do evento.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A caminhada vai partir às 8h30 da prefeitura municipal e conta com o apoio de diferentes entidades do município. Idealizadora do projeto, Nara celebrou a participação da comunidade para estimular essa conscientização. “O autismo é uma condição, com potenciais incríveis que sem estímulo ficam adormecidos”, disse a vereadora sobre o papel do atendimento multiprofissional através do “Espaço Acolher”.

Segundo Mariza Ditz, o evento também tem como objetivo divulgar e levar informações sobre o autismo para os moradores locais. A secretária ressalta que “conhecer o diferencial” das crianças autistas é essencial para o atendimento e identificação das necessidades dessas crianças. “O objetivo é chamar a atenção da comunidade”, acrescentou a gestora.

Durante a entrevista, a vereadora e a secretária comentaram sobre a implantação de um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) para atender pessoas autistas em São Luiz Gonzaga. A criação já foi aprovada pelo governo gaúcho e será instalada em parceria com a URI, ainda sem data definida.

Fonte: Rádio São Luiz

 

Emenda de R$ 250 mil será destinada para investimentos na URI Cerro Largo

Foto: Divulgação

A Universidade Regional Integrada (URI) de Cerro Largo recebeu, na terça-feira, 2, uma emenda no valor de R$ 250 mil do deputado federal Márcio Biolchi. A destinação atende pedido do ex-prefeito de Rolador e acadêmico de Direito na URI Cerro Largo, Paulo Peixoto, bem como da própria URI, representada pelo Coordenador do Câmpus Avançado de Cerro Largo, professor Renzo Thomas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O recurso será direcionado para investimentos na infraestrutura física do Campus Avançado da URI em Cerro Largo. O imóvel, pertencente ao município de Cerro Largo e cedido para uso da universidade, receberá reformas e melhorias, visando aprimorar suas condições físicas. Esses recursos foram garantidos por meio de emenda impositiva ao orçamento de 2024, em uma transferência especial do Ministério da Fazenda.

O município de Cerro Largo também terá papel importante no processo, pois vai colaborar com a elaboração do projeto técnico, o processo de licitação e a fiscalização da execução das melhorias planejadas com os recursos conquistados.

Em um ato simbólico realizado na terça-feira, 2, no escritório do deputado federal Márcio Biolchi, a emenda foi oficialmente entregue, contando com a presença de diversas lideranças, incluindo o representante da URI, professor Renzo, o ex-prefeito e acadêmico Paulo Peixoto, a coordenadora de gabinete do deputado Márcio, Cristiane Lohmann, o vereador Valdir Munchen, presidente da Câmara de Cerro Largo, e o assessor parlamentar Augusto de Pelegrin.

Durante o evento, o professor Renzo expressou a importância significativa desses recursos para a universidade, agradecendo o engajamento de todos os envolvidos.

Fonte: Rádio São Luiz

E-book e documentário contam história de escola e comunidade de Mato Queimado

E-book foi elaborado de modo participativo com estudantes e membros da comunidade – Foto: Divulgação/Escola Dom Bosco

“A história não é feita só de atos e papéis assinados oficiais, também é memória”, afirma o professor Luís Henrique Prado de Santis. Ao lado do colega Adilson Fernandes Gomes, os docentes decidiram fazer um e-book e um documentário para contar a história da escola e da comunidade onde atuam, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, localizada no Rincão dos Müller, em Mato Queimado.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As obras serão disponibilizadas de forma gratuita nas redes sociais da instituição no dia 15 de abril. Ao longo de 103 páginas, o livro conta aspectos da formação do Rincão dos Müller e da escola, inicialmente pertencente ao município de Caibaté. O comportamento dos moradores, as relações sociais e afetivas são alguns dos aspectos presentes nas produções, que contaram com a participação de membros da comunidade, alunos, ex-alunos, professores ex-professores, além de apoio da prefeitura de Mato Queimado.

Adilson explica que a ideia de fazer o e-book e o documentário são tentativas de inovar métodos de ensino e envolver os estudantes de modo prático no contexto escolar. “Os alunos se envolveram em todo o processo de pesquisa, seja selecionando fotos, criando roteiros, entrevistando, editando, entre outras tarefas”, descreve o professor natural de Santo Ângelo, formado em Letras pela Universidade Metodista de Santa Maria, com especialização em ensino de Línguas e mestrado em Tecnologia da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luís Henrique revela que o projeto começou a ser construído no ano passado, com o objetivo de elevar a autoestima da escola e comunidade. A previsão é de que seja realizado um evento em outubro, no aniversário de 50 anos da Dom Bosco, para apresentar o livro e os documentários. “Quando a gente visita a história, busca fazer um resgate não só ufanista das coisas, mas também uma visão crítica de como se encontra e as necessidades que cada escola vai ter”, menciona o professor formado em história pela Unopar e pedagogia pela UERGS de São Luiz Gonzaga, além de especialista em educação de jovens e adultos.

Morador do Rincão dos Müller, Luís Henrique destaca a importância da iniciativa como um modo de mostrar o protagonismo das pessoas na construção da cidade e do ambiente onde vivem. “Os anônimos também têm sua história e fazem o dia a dia acontecer. É o que a gente espera, que as pessoas tenham essa noção, que independente de ser um agente político, elas são agentes políticas nas suas ações no dia a dia dentro das suas comunidades”, explica o docente.

O desenvolvimento do e-book foi dividido em três momentos: o primeiro uma busca por documentos oficiais; seguido por entrevistas com personagens de destaque na história da comunidade e antigos moradores; por fim, o último passo foi montar o e-book e editar dois vídeos que serão publicados no YouTube da escola.

Segundo Adilson, a intenção foi tornar os alunos agentes de produção do próprio conhecimento. “A todo momento os alunos produziram algo que extrapola as paredes da sua sala, no caso da língua portuguesa por meio de práticas sociais, eles atuaram no contexto social deles. E muitas vezes diversos estudantes se reconheceram ou viram: ah, esse aí é meu avô, esse aí é meu pai, meu tio, ou se reconheceram na escrita”, relata o professor.

A possibilidade de trabalhar de modo conjunto o letramento crítico e digital dos estudantes é um outro aspecto do trabalho realizado. “Como atores sociais, eles mesmos construindo seu conhecimento histórico do local, acredito que possam estimulá-los a aumentar a autoestima, que possam elevar sua cabeça e pensar positivamente no futuro. Outra coisa importante é que esse projeto conseguiu reunir a família na escola”, acrescenta Adilson.

Fonte: Rádio São Luiz

Região das Missões tem projetos listados como prioridades pelo governo gaúcho

Vice-governador enfatizou compromisso com a região – Foto: Divulgação/Joel Vargas

As demandas das Missões para a celebração dos 400 anos da chegada dos jesuítas na região estão na lista de projetos especiais do governo gaúcho. A informação foi divulgada pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), durante encontro nesta segunda-feira, 25, com o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Também esteve presente na reunião o coordenador técnico do movimento Missões 2024-2030, Álvaro Theisen, e o prefeito de Pirapó Auri Kochhann, representando a Associação dos Municípios das Missões (AMM). Segundo disse o vice-governador, o governo deve nomear um gerente executivo para tratar das demandas da região e dialogar com os municípios e secretarias de Estado.

Em dezembro de 2023, um decreto estadual instituiu o ano de 2026 como destinado para a celebração do quadricentenário das Missões Jesuítico Guaranis. A intenção é de que ocorram diversas programações e iniciativas envolvendo áreas como a cultura, educação e assistência social, além de obras de infraestrutura para preparar a região para as atividades.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Assembleia Legislativa do RS

Demandas para inclusão de alunos autistas é tema de reunião com o governo estadual

Nara e Luciana entregaram demandas a representante do vice-governador – Foto: Divulgação/Nara Mendes

As demandas de estrutura e profissionais das escolas estaduais de São Luiz Gonzaga foram tema de reunião entre a vereadora Nara Mendes (MDB), a presidente da Associação Unidos para o Amanhã, Luciana Zaleski, e representantes do vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB). O atendimento de pessoas autistas com a presença de monitoras em salas de aula foi uma das cobranças feita junto ao governo gaúcho.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em relação às questões de infraestrutura, Nara Mendes menciona a falta de sistemas elétricos adequados e de climatizadores no Colégio Rui Barbosa. “Levamos esse pedido da direção da escola Rui Barbosa e também um pedido bastante especial que é a questão dos monitores para acompanhamento dos autistas na rede estadual”, explicou a vereadora.

Tema principal do encontro, os monitores que realizam o chamado atendimento educacional especializado (AEE) colaboram na inclusão e na acessibilidade das práticas pedagógicas para pessoas com deficiência. No Brasil, a legislação destaca a importância da educação inclusiva e regulamenta esse atendimento nas salas de aula.

Mãe de uma criança autista, Luciana relata as dificuldades na busca por atendimento para o filho e também o diálogo com outros pais que enfrentam o mesmo. “A escola tem um monitor para atender várias demandas e, além de tudo, ainda às vezes há outras escolas que pedem o suporte desse monitor”, aponta a presidente da Associação Unidos para o Amanhã.

Pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), as pessoas com deficiência têm direito a terem conteúdos e provas adaptadas, no entanto, a falta de profissionais especializados na área cria uma barreira ao aprendizado dessas crianças. “são demandas que temos muito anseio enquanto pai, porque nosso filho está lá. Ele está lá sofrendo junto conosco, porque a gente quer que o aluno tenha o mesmo aprendizado. E eles são capazes. Gosto muito de dizer que o autismo não é doença. Isso as pessoas têm que entender”, destaca Luciana.

A intenção, segundo Nara Mendes, é seguir buscando a inclusão e a presença desses profissionais na rede estadual. No próximo dia 6 de abril, está programa uma caminhada em prol da causa e em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Fonte: Rádio São Luiz

 

São Luiz Gonzaga conquista primeiro lugar em avaliação estadual de fluência de leitura

Mariza (à esquerda) e Mônica Pagliusi (à direita) comemoraram o resultado – Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

O município de São Luiz Gonzaga conquistou o primeiro lugar na avaliação de Fluência Leitora 2023 realizada com alunos do 2°ano do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pela coordenadora regional de Educação, Mônica Pagliusi e pela secretária de Educação e Esporte de São Luiz Gonzaga, Mariza Klein Ditz, em entrevista na manhã desta quinta-feira, 21, à Rádio São Luiz FM 100.9.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo explicou a coordenador da 32°CRE (Coordenadoria Regional de Educação), a fluência na leitura tem a ver com a capacidade das crianças de lerem de modo fluído e em ritmo adequado. “Então, é uma avaliação realmente de fundamental importância para a verificação de como isso (o desenvolvimento da leitura) vem acontecendo com os alunos”, destacou Mônica Pagliusi.

A secretária de Educação celebrou o resultado como fruto do trabalho desenvolvido na área por professores das redes de ensino municipal e estadual que atuam em São Luiz Gonzaga. Mariza parabenizou os docentes, alunos e familiares responsáveis por estimular o desenvolvimento das crianças.

Incluindo as escolas administradas pelo município e pelo Estado, 96% dos alunos participaram da avaliação e 82% atingiram o nível desejado de leitura. A secretária também destacou os resultados como exemplo da união em prol da educação, principalmente para superar as dificuldades do período de pandemia. “São resultados muito bons, principalmente num período pós-pandêmico, que para nós profissionais e familiares foi um período muito preocupante com a questão da aprendizagem dos nossos alunos fora do espaço escolar”, acrescentou.

Em todo o Rio Grande do Sul, 482 municípios foram avaliados, sendo 4.045 escolas e 97.965 alunos. Na avaliação, os professores gravam áudios das crianças fazendo a leitura de um texto e encaminham para análise pelos profissionais do Estado. Não participaram do estudo as escolas privadas.

Fonte: Rádio São Luiz

IFFar poderá ser instalado no prédio da escola CNEC em São Luiz Gonzaga, informa Sidney Brondani

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (PP), concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 19 de março, ao programa Olho Vivo, da Rádio São Luiz FM 100.9. Entre os temas da conversa estiveram os impactos das chuvas nas estradas, o pagamento do IPTU 2024 e as tratativas para implementação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no município.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Brondani comentou sobre as recentes chuvas que causaram diferentes estragos nas estradas da região. Apesar da frustração com a situação, o gestor destacou que é necessário ter paciência e saber lidar com esses percalços e dificuldades que fazem parte da administração pública. Ele também ponderou a questão das chuvas, que causam problemas nas estradas, mas beneficiam as lavouras. “Tem que reclamar, tem que pedir e dentro das possibilidades temos que atender”, acrescentou.

O prefeito também falou sobre a organização dos secretários para a eleição deste ano. A previsão é de que os secretários da Agricultura, Atanásio Santiago e o secretário de Obras e Viação, Cleber Ivar, devem ser pré-candidatos e, portanto, vão deixar o cargo em breve. Segundo Brondani, ainda não há definição completa e por isso não foram definidos os possíveis substitutos.

IFFar

Em relação a instalação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha em São Luiz Gonzaga, o chefe do executivo agradeceu a todos que colaboram para alcançar esse objetivo, independente de lados. Inicialmente, o prédio do INSS seria alugado para o IFFar, porém, existe uma possibilidade de que seja utilizado o prédio da antiga Escola Cenecista (CNEC) de São Luiz Gonzaga.

Segundo o gestor, a reitora deve fazer uma visita ao município para avaliar qual a melhor opção. “Já é uma escola, tem secretarias, sala de aula, acessibilidade, energia elétrica. Não é uma questão de economia, mas de viabilidade imediata”, comentou Brondani. A expectativa é que o Instituto possa movimentar a economia local através da vinda de professores e estudantes.

A entrevista na íntegra está disponível no Facebook da Rádio São Luiz.

Fonte: Rádio São Luiz

Aulas do Instituto Federal Farroupilha devem começar em abril do próximo ano, afirma Sidney Brondani

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (PP) comentou, em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, sobre o anúncio da instalação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no município e a expectativa com o início das atividades em abril do próximo ano. Segundo o gestor, o primeiro passo agora é fazer a transferência do antigo prédio do INSS para a o IFFar, além de estabelecer um convênio entre o município e a gestão do Instituto.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na última semana foi feita a confirmação pelo governo federal de que São Luiz Gonzaga será uma das cidades contempladas com o instituto. Em entrevista ao programa Olho Vivo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, já havia destacado a importância da conquista para estimular o desenvolvimento da região.

De acordo com Brondani, existem algumas reformas que precisam ser feitas no prédio antes do início das aulas, cuja previsão inicial é para abril de 2025. O prefeito também destacou a união entre diferentes pessoas e setores para buscar a vinda do Instituto para São Luiz Gonzaga. “Foi um trabalho maciço de toda a comunidade, demonstrando que é possível avançarmos e conseguirmos injeções de recursos e a atenção do governo estadual e federal, se nós tivermos unidade”, afirmou o chefe do executivo.

Fonte: Rádio São Luiz

 

Ministro Paulo Pimenta comenta o anúncio do Instituto Federal Farroupilha para São Luiz Gonzaga

Foto: Lucas Leffa/SECOM

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, comentou nesta quarta-feira, 13, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio São Luiz, a relevante notícia divulgada ontem, 12, sobre São Luiz Gonzaga ser uma das 100 cidades contempladas com o Instituto Federal Farroupilha em todo o Brasil. Pimenta destacou que este é um passo importante que transformará a região, enfatizando a grande demanda pela formação profissional. “Não há notícia melhor do que a conquista desse Instituto”, afirmou.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O ministro recordou o processo de mobilização, mencionando que a ideia começou a ser discutida em 28 de abril do ano passado, após uma reunião com a participação da vereadora Ana Barros, que abraçou a iniciativa. Pimenta elogiou publicamente a liderança da vereadora e mencionou ainda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando seu apreço pelo interior e por Olivio Dutra, nome histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Paulo Pimenta reconheceu também o esforço da Câmara de Vereadores, da Prefeitura Municipal e de toda a comunidade, destacando a mobilização regional. No total, 50 municípios do estado competiam, sendo contemplados cinco. O ministro informou que as aulas devem começar em 2025.

Fonte: Rádio São Luiz

Seminário internacional sobre as Missões será realizado em Caibaté no mês de abril

Divulgação/Prefeitura de Caibaté

A secretária de Educação de Caibaté, Marlei Leal Welter, foi entrevistada no início desta semana para falar sobre o 5º Seminário Internacional História, Educação e Turismo na Região das Missões. A atividade será realizada em Caibaté, na sede da Afucer, nos dias 24 e 25 de abril, com uma expectativa de reunir mais de mil pessoas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O evento é uma promoção realizada em parceria pela Secretaria de Educação do município, pela Cátedra Unesco, pró-reitoria da Universidade Federal de Santa Maria e Trilha dos Santos Mártires. Neste ano, assim como nas edições anteriores, serão muitos os palestrantes, vindos, inclusive, da Argentina e do Uruguai.

Na pauta dos painéis estarão temas como a música missioneira, geoturismo, Redução do Caaró, arte, cultura e identidade missioneira, entre outros temas. Nos intervalos das falas, haverá ainda apresentações culturais, inclusive com participação do Grupo Fênix, de São Luiz Gonzaga, e exposições artísticas.

Marlei reforçou que será um momento para discutir a história das Missões. Chama a atenção a presença de diferentes universidades do estado por meio de professores doutores. As inscrições para o evento serão on-line e deverão ser abertas nos próximos dias nas redes sociais das entidades promotoras. A comunidade regional está convidada a prestigiar. O site do evento, onde pode ser conferida toda a programação, é o www.seminariointernacionalmissoes.com.

Fonte: Rádio São Luiz

 

Confirmada a instalação do Instituto Federal Farroupilha em São Luiz Gonzaga

Divulgação

O município de São Luiz Gonzaga foi contemplado com uma das 100 unidades do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O anúncio oficial foi feito por volta das 11h30min desta terça-feira, 12, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A instituição oferecerá ensino técnico gratuito e será acessível a alunos de São Luiz Gonzaga e região, representando um importante avanço que poderá contemplar, inicialmente, até 800 alunos. Além disso, a unidade deverá ter 40 professores e 20 técnicos, oferecendo ainda a possibilidade de mestrado e doutorado.

A vereadora Ana Barros, diretamente da Capital Federal, comentou que a luta para que São Luiz Gonzaga recebesse o IFFar começou no dia 28 de abril do ano passado, em uma reunião com o ministro Paulo Pimenta. Ali, segundo ela, iniciaram as mobilizações. Ana agradeceu o engajamento da comunidade, desde as bandas escolares que estiveram na audiência pública no ano passado, sensibilizando a reitoria do IFFar, até a comunidade em geral, que tirou fotos com a placa “Eu Apoio o IFFar em São Luiz Gonzaga”, citando que toda essa mobilização reverberou em Brasília. Ana ainda pontuou que o Instituto trará um retorno não só para a educação, mas também para a economia do município.

O prefeito Sidney Brondani, que também viajou para participar da solenidade, em oportunidades anteriores, citou a mobilização dos diferentes setores da sociedade. Lembrou da atuação do Executivo, agilizando a parte burocrática. Citou também o empenho da engenheira Tcheusley Heineck Machado na elaboração do projeto de reforma e adequação do prédio do INSS, para que este possa receber o Instituto.

O próximo passo será a instalação definitiva, cuja data oficial não foi divulgada. O governo federal projeta que todas as 100 unidades estejam em funcionamento até o ano de 2026.

Fonte: Rádio São Luiz

Anúncio dos municípios contemplados com o IFFar será feito na próxima terça-feira

Divulgação

Na próxima semana, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, estará em Brasília para participar de uma importante cerimônia no Palácio do Planalto. O evento, agendado para terça-feira, 12, às 10 horas, marcará o anúncio de 100 novas unidades de institutos federais em todo o país.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Brondani expressou grandes expectativas em relação à participação no evento, esperando que São Luiz Gonzaga seja um dos municípios contemplados com um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Ele destacou o empenho da comunidade local e das lideranças regionais na busca por essa conquista.

“Com o trabalho desenvolvido pela comunidade de São Luiz e região, por meio de suas lideranças, demonstramos a nossa preocupação e vontade de ter esse campus do instituto. O município atendeu todas as exigências do IFFar e esperamos que esse convite seja para boas notícias, com a confirmação da instalação do campus em São Luiz Gonzaga”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

A possível instalação de um campus do IFFar representaria um importante avanço para a educação e formação profissional na região.

Fonte: Rádio São Luiz