Ciclistas são-luizenses concluem com êxito os 400 km do desafio Audax Missões

Atletas cumpriram o longo trajeto em tempo abaixo do máximo previsto que é de 27 horas. (Foto: divulgação)

Foi realizado neste fim de semana, o desafio Audax 400 km, prova de resistência, cujo objetivo foi completar o trajeto no tempo máximo de 27 horas. Entre os atletas, destacaram-se os são-luizenses Quielbi Tarnowski, Jader Mairesse, Silvio Castilhos, Cleber Guedes e Thiago Flores de Melo. Todos concluíram o percurso dentro do tempo estipulado e estão aptos para o desafio de 600 km.

O trajeto

Conforme Quielbi, um dos participantes, a prova iniciou às 9h de sábado (16) na Truk Center, às margens da RS 344, em Santo Ângelo. O grupo chegou à aduana de Porto Mauá, primeiro posto de controle do itinerário, por volta das 12h15. Na sequência, retornaram para Santa Rosa e entraram na BR 472, passando por Santo Cristo, Porto Lucena e, perto das 19h, chegando a Porto Xavier, segundo posto de controle.

A sequência do percurso foi pela BR-329 até o trevo de acesso a Roque Gonzales, já na RS-168. Neste trecho, houve parada no Balneário do Juca, onde ocorreu a janta, às 22h. Após, o caminho os trouxe até o posto da Coopatrigo (saída para Santo Antônio das Missões), em São Luiz Gonzaga. A essa altura, o relógio, pelo novo horário, já marcava 23h. Foi o terceiro posto de controle.

De São Luiz, o grupo partiu para São Pedro do Butiá, outra vez ingressando na BR-392. A chegada à entrada da cidade foi por volta das 3h20min de domingo. Dali, o caminho os levou até Guarani das Missões, local da última parada de apoio, às 6h15min.

A chegada em Santo Ângelo, mesmo local da partida, foi por volta das 8h, dentro do tempo previsto pela Randonneurs Brasil, organização que regula e homologa as competições. Os cinco receberam medalha e certificado de conclusão, o qual habilita os atletas a participar do próximo Audax da série: o Brevets Randonneurs Mundiais (BRM) 600 km.

Fonte: Rádio São Luiz