Cultura Missioneira: “Aqui, aprendemos a história através dos nossos músicos, que interpretam as Missões e nos transmitem em suas letras”, destaca o escultor Vinícius Ribeiro

Comenda Sepé Tiaraju São Luizense e Missioneiro (33)
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Vinícius Ribeiro confeccionou as medalhas da Comenda Sepé Tiaraju; Foto: Portal das Missões 

O artista plástico e escultor Vinícius Ribeiro, em entrevista à Rádio São Luiz, falou sobre a Comenda Sepé Tiaraju, entregue nesta quinta-feira a homenageados escolhidos pela Conselho Municipal de Turismo. Além desse assunto, o escultor também destacou aspectos da cultura missioneira e a idealização de um novo monumento de sua autoria retratando mais um dos Quatro Troncos Missioneiros: Cenair Maicá.

SEPÉ – Para Ribeiro, “Sepé Tiaraju é o símbolo principal da nossa resistência. Ele se fez guerreiro pela necessidade, pois defendia o seu lar, a sua terra, contra o Tratado de Madri. E a Comenda Sepé Tiaraju, para homenagear aqueles que representam e levam o nome de São Luiz em seu trabalho, surgiu em 2004, na gestão do então prefeito Jauri Gomes de Oliveira, e que, após um tempo, foi esquecida nas próximas Administrações. Somente no ano passado, após um pedido do Conselho Municipal de Turismo, do qual faço parte, a Comenda foi realizada novamente, e, desta vez, com a entrega de medalhas, as quais representaram minha participação com a confecção das mesmas”, explicou.

SECRETARIA – Sobre a criação da Secretaria Municipal de Turismo em São Luiz Gonzaga, Ribeiro prevê novas metas e desafios para a pasta: “Antes, o Turismo era trabalhado em São Luiz de forma amadora. E um município tão rico em cultura e história, não pode ser amador nesse segmento. Assim, com uma Secretaria, o município poderá conquistar mais recursos para o Turismo, e, da mesma forma, cito o Conselho Municipal de Turismo, o qual é muito importante para auxiliar neste trabalho. Por isso, pedimos aos outros municípios que criem Conselhos em suas cidades, pois não se pode perder verbas. Hoje vemos cidades como Gramado e Canela que mandam projetos e seguidamente são contempladas com recursos na área do Turismo”, ressaltou.

CULTURA MISSIONEIRA – O escultor exemplificou na entrevista sobre o diferencial de São Luiz Gonzaga na questão de transmitir a história missioneira: “Aqui, aprendemos a história e a cultura através dos nossos músicos, que batalham e divulgam São Luiz. Eles interpretam as Missões e passam para nós através de suas músicas e, assim, aprendemos um pouco mais sobre a nossa história. Antigamente, existia nas escolas a matéria Estudos Riograndenses, e nela aprendíamos muito sobre a cultura e história locais. Mas também é muito bonito aprender através da arte e da poesia, pois você grava no coração”, salientou.

CENAIR MAICÁ – Idealizador da estátua de Cenair Maicá que será instalada em São Miguel das Missões, Ribeiro destaca: “Recebi com honra a oportunidade de ter sido convidado a fazer esse trabalho. Sou um grande admirador e cresci ouvindo Cenair. Meu pai comprava os discos de Cenair, Pedro Ortaça, Noel Guarany e Jayme Caetano Braun e a gente aprendeu a escutar. O Cenair tinha uma alma poética. Ele nasceu em Tucunduva, mas foi quando morou em São Miguel das Missões que ele encontrou o índio excluído e acabou descobrindo o seu caminho. Se pegar as músicas dele, verá que elas possuem um grande apelo social, pois ele cantava a dura realidade que conhecera dos índios de São Miguel”, discorreu o escultor.

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE CENAIR – O monumento em homenagem a Cenair Maicá será inaugurado no dia 3 de maio, data que remete ao aniversário de nascimento do cantor missioneiro. Idealizada por Ribeiro, a estátua terá 4m de altura, e ficará em cima de um pedestal de 2,7m, instalado próximo à Prefeitura de São Miguel, em um complexo turístico que está sendo preparado para receber o monumento.

Fonte: Emerson Scheis/Rádio São Luiz

 

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin