CTG Galpão de Estância realizou 89ª Cavalgada e conquista a honra de realizar a distribuição da Chama Crioula dos Festejos Farroupilha 2019

Durante o final de semana passado, os cavalarianos do CTG Galpão de Estância, juntamente com os cavalarianos da 3ª Região tradicionalista, e comitiva de apoio do CTG Galpão de Estância e Sepé Tiarajú de Santa Rosa, realizaram a 89ª Cavalgada com a condução da Chama Crioula para o CTG Sepé Tiaraju de Santa Rosa.

Aa 89ª cavalgada, realizada nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2019, com o percurso de 120km, saindo do CTG Galpão de Estância, na cidade de São Luiz Gonzaga-RS e com chegada no CTG Sepé Tiaraju, na cidade de Santa Rosa –RS, teve como objetivo conduzir a Chama Crioula para o 158º ENCONTRO TRADICIONALISTA GAÚCHO.

O Coordenador da Invernada Campeira do CTG Galpão de Estância Emerson Terra junto com o Patrão Luis Carlos Moraes e demais membros da Invernada Campeira que conduziram a Chama realizaram um detalhado planejamento antes de começar a cavalgada. Semanas antes, acertaram os locais de acampamento, geralmente em fazendas e centros de tradições, bem como providenciaram o apoio para alimentação e o transporte para o retorno dos cavalos. “É uma honra para nós propagarmos a cultura do Rio Grande por onde passamos, mas especialmente, por estarmos perpetuando a tradição junto às novas gerações, sendo exemplo esse ano a participação de dois pequenos cavalarianos, Solano e Yaniki, de nossa entidade da invernada Dente de Leite; assim como muitas mulheres de nossa entidade e da região que se destacaram durante a cavalgada” – destacou o patrão da entidade Luis Moraes.

O Patrão do CTG Galpão de Estância, assim como toda a equipe de apoio e cavalarianos participantes agradece a todos que auxiliaram durante a Cavalgada e que acolheram tão bem nossa entidade, em especial aos locais de apoio e parada: Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Fazenda Querência , Fazenda Bela Vista, CTG Porteira das Missões em Cerro Largo, CTG Guerreiro das Missões em Guarani das Missões, CTN Senador Salgado Filho, e PTG Caudilho Missioneiro.

Ainda durante o 158º Encontro Tradicionalista Gaúcho o CTG Galpão de Estância, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, Câmara de Vereadores, Secretária de Turismo e Cultura, e da Brigada Militar, solicitou que a distribuição da Chama Crioula da 3ª RT, para Semana Farroupilha fosse realizada em nosso Município, sendo a solicitação da entidade aprovada por unanimidade devido a tradição existente da entidade, bem como qualificação e atuação continua no meio tradicionalista.

Sendo assim o CTG Galpão de Estância com o apoio destas entidades, conquistou o pleito da distribuição da chama crioula dos festejos farroupilhas da 3ª RT, bem como a responsabilidade de buscar a chama crioula da semana farroupilha de 2019, no mês de agosto, que será acessa em Tenente Portela, para então realizar a distribuição para as demais entidades da 3ªRT.

O acendimento da Chama Crioula é hoje um dos mais importantes eventos dentro do calendário do movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul e repete-se anualmente desde 1947 e marca abertura dos festejos farroupilhas no estado.