Eletrosul alerta para risco de acessar o Salto Pirapó

Situado entre os municípios de Dezesseis de Novembro e Roque Gonzales, no rio Ijuí, o Salto Pirapó é um atrativo turístico que recebe visitantes de muitas localidades, inclusive do exterior. Em suas cachoeiras, pode-se avistar peixes de diversas espécies subindo o rio em época de reprodução. Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é natural que as pessoas busquem o local para se refrescar e se divertir. 

Em razão disso, a Eletrosul alerta a comunidade em geral e turistas sobre o perigo de acessar o rio Ijuí a jusante, ou seja, abaixo da barragem da Hidrelétrica Passo São João – especialmente, a região do Salto Pirapó. O motivo é que a vazão de água do reservatório pode aumentar a qualquer momento, oferecendo risco a quem esteja no local. 

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193. Placas de sinalização estão sendo instaladas na margem esquerda do rio, junto ao Salto Pirapó – já que, atualmente, o acesso pela margem direita, área sob responsabilidade da Eletrosul, é restrito a pessoas autorizadas por questões de segurança. A localidade é uma Área de Preservação Permanente (APP).

De propriedade da Eletrosul, a Hidrelétrica Passo São João está situada no município de Roque Gonzales e tem capacidade de geração de 77 MW, equivalente ao consumo de 435 mil pessoas. A usina opera desde março de 2012.

Foto: Divulgação Governo RS/Noeli Spohr Nedel

Assessoria de Imprensa | Eletrosul