Prefeito Sidney Brondani entregou solicitações ao secretário chefe adjunto, Bruno de Freitas. (Foto: Jacson Brandão / Prefeitura de São Luiz Gonzaga)
Nesta semana, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, esteve em Porto Alegre, ocasião em que se reuniu com o secretário chefe adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas. Na pauta do encontro, os repasses atrasados – por parte da atual e da antiga gestão estadual – ao Hospital de São Luiz Gonzaga e a Secretaria Municipal de Saúde.
Os valores devidos ao hospital são referentes aos serviços prestados pela instituição (valores de contratualização, atendimentos e internações custeados pelo IPE Saúde). Brondani entregou ao representante da Casa Civil a manifestação do Executivo são-luizense, reforçando o encaminhamento realizado pelo próprio hospital, o qual relatava as dificuldades enfrentadas pelo HSLG. “Em janeiro, o município destinou R$ 150 mil para auxiliar o hospital no pagamento da folha dos funcionários. Mas esse valor não é suficiente para garantir o funcionamento da entidade, ainda mais quando falamos de uma dívida que vem de meses. Precisamos que o Governo do Estado resolva esta questão, uma vez que o atendimento à população não pode ser interrompido”, afirmou Brondani.
O chefe do Executivo também ressaltou sua preocupação quanto aos repasses atrasados do Governo do Estado à Secretaria Municipal de Saúde desde o último semestre de 2018. “Atualmente, esses valores atrasados ultrapassam R$ 3 milhões, que foram pagos com recursos livres do município com o compromisso de ressarcimento pelo Governo do Estado, o que ainda não ocorreu”, destacou o prefeito. De acordo com o secretário chefe adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas, a atual gestão busca regularizar esses repasses. Em breve, um calendário de pagamento aos municípios e hospitais será divulgado pelo Governo do Estado.
Fonte: Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga