Jeferson Fernandes assume presidência da Comissão de Segurança e Serviços Públicos

O deputado Jeferson Fernandes (PT) foi eleito, na manhã de quinta-feira (21), presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. Para vice-presidência, foi escolhido o também petista Edegar Pretto. A chapa foi eleita por oito votos a um. Só o deputado Fábio Ostermann (Novo) votou contra, alegando “coerência com seu eleitorado”.

Fernandes afirmou que a Comissão é um espaço para que os deputados possam ouvir a sociedade, dialogar e elaborar alternativas para os problemas do Estado. Ele adiantou que pretende priorizar a discussão sobre segurança, sistema prisional, qualidade dos serviços públicos e privatizações. O petista propôs também a elaboração de um plano conjunto de audiências públicas e de criação de subcomissões para ser implementado no decorrer do ano.

O vice-presidente eleito ressaltou que as comissões devem estimular a pluralidade de posições. “A Assembleia vem amadurecendo neste sentido e tentando sempre buscar a convergência. Isso é fundamental neste momento de crise aguda por que passa o País”, enfatizou Edegar Pretto.

Alteração regimental

O deputado Tenente-coronel Zucco (PSL) sugeriu que o órgão legislativo passe a se chamar de Comissão de Segurança, Transparência e Combate à Corrupção. De acordo com a proposta, as questões relacionadas aos serviços públicos ficariam atreladas à Comissão de Assuntos Municipais. A mudança envolve alteração no Regimento Interno da Assembleia Legislativa e precisa ser deliberada em plenário.

Já o deputado Paparico Bacchi (PR) propôs que a Comissão debata os problemas gerados pela burocracia excessiva do setor público. “Este câncer, que é a burocracia, precisa ser extirpado. Enquanto a iniciativa privada anda a 100 quilômetros por hora, o setor público anda a 60. Isso gera uma sensação na sociedade de que as coisas não acontecem na esfera pública. Precisamos fazer com que as decisões cheguem mais rápido à vida das pessoas”, defendeu.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos se reúne às quintas-feiras a partir das 9h na Sala Maurício Cardoso, 4º andar. Seus membros titulares são Jeferson Fernandes (PT), Edegar Pretto (PT), Gerson Burmann (PDT), Dirceu Franciscon (PP), Sérgio Turra (PP), Luiz Henrique Viana (PSDB), Gilberto Capoani (MDB), Sebastião Melo (MDB), Franciane Bayer (PSB), Paparico Bacchi (PR), Tenente-coronel Zucco (PSL) e Fábio Ostermann (Novo).

Assembleia Legislativa do RS