Polícia divulga detalhes da operação que desarticulou quadrilha que pretendia praticar sequestros na região

Operação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar, em São Luiz Gonzaga, desmantelou quadrilha. (Foto: divulgação/PC/BM)

Ontem pela manhã (28), a Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram uma operação conjunta que resultou na prisão de sete criminosos e na apreensão de arma, munições, veículos e drogas. As buscas e prisões foram realizadas nas cidades de São Luiz Gonzaga e São Nicolau, a partir de um trabalho investigativo iniciado por informações advindas da Brigada Militar, encaminhadas à 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do DEIC, em Porto Alegre.

De acordo com a 1ª DR-DEIC, a Polícia Civil recebeu valiosas informações da Agência Central de Inteligência da Brigada Militar, as quais apontavam para a potencial existência de uma organização criminosa sediada em São Luiz Gonzaga e São Nicolau, e que planejava sequestrar a família de um funcionário de uma instituição bancária situada na Região das Missões, com a intenção de exigir um resgate. A BM adotou todas as medidas necessárias para a proteção da provável vítima, bem como a quadrilha continuou a ser monitorada, sendo que pedidos de busca e apreensão foram representados pela Polícia Civil ao juízo criminal de São Luiz Gonzaga, cumpridos ontem pela manhã.

A operação conjunta da PC e da BM de São Luiz Gonzaga foi desencadeada, com resultado positivo, já que a organização criminosa foi desmantelada um dia antes de concretizar o sequestro pretendido. As investigações prosseguem para identificar demais envolvidos no grupo.

Uma arma apreendida durante a operação em São Nicolau havia sido roubada de um vigia de um dos bancos roubados em Entre Rios do Sul, crime ocorrido no mês de agosto de 2018. Na ocasião, homens fortemente armados fizeram um cordão humano defronte das agências do Banrisul e do Sicredi, que ficam localizadas na mesma rua, de frente uma para a outra. Foram roubados diversos malotes com dinheiro e levados reféns, que foram liberados horas depois.

Em São Luiz Gonzaga também foi apreendido um tijolo de maconha pesando quase um quilo, além de uma porção de cocaína.

De acordo com os Delegados de Polícia (Afonso Stangherlin e Heleno dos Santos) e Oficiais da BM (Maj Ernani e Cap Brum), encarregados pela operação, a ação policial conjunta executada na manhã da quinta-feira representa uma das muitas ações integradas que serão realizadas na região para o enfrentamento das organizações criminosas. Tal ação integrada se mostra necessária inclusive em razão da extensa área de fronteira internacional que a região de São Luiz Gonzaga possui.

Participaram da operação 20 Policiais Civis e 20 Policiais Militares.

Disque-denúncia: 0800-510 2828
WhatsApp e Telegram: (51) 98418-7814
www.pc.rs.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da 27ª Delegacia de Polícia Regional