Chefe do Cartório Eleitoral fala sobre coleta biométrica do eleitorado são-luizense

São-luizenses têm até dezembro para fazer o cadastramento biométrico. (Foto: arquivo/Rádio São Luiz)

Iniciou nesta segunda-feira (11), o processo de cadastramento biométrico dos eleitores com domicílio eleitoral em São Luiz Gonzaga. Conforme a chefe do Cartório Eleitoral, Andréa Hugen, o município é o último da área de abrangência da 52ª Zona Eleitoral.

Atualmente, São Luiz conta com aproximadamente 33% do eleitorado regularizado, porém é preciso que quem ainda não tenha feito procure o cartório no prazo máximo de 11 de dezembro, sob pena de cancelamento do título. “Trata-se de uma convocação. É importante ficar atento, pois o cancelamento deixa o eleitor sem quitação eleitoral e isso implica em uma série de ônus na vida civil”, explica Andréa.

Para realizar o cadastro, o eleitor precisa ficar atento – especialmente – ao comprovante de residência. Enquanto não era obrigatório, o cadastramento podia ser feito com o mesmo em nome de terceiros. Agora, no entanto, é preciso que esteja no nome do próprio eleitor. Se for casado, é preciso levar a certidão de casamento. No caso de união estável, o titular deve comparecer junto para assinar uma declaração no próprio cartório. Situações específicas podem ter dúvidas sanadas pelo telefone 3352-2731.

Paralelo ao cadastramento biométrico está sendo feita a revisão do eleitorado. Trata-se de um processo judicial que os tribunais determinam com o objetivo de realizar uma depuração cadastral em casos de eleitores que mudaram, mas continuam vinculados ao município. Dessa vez, este processo foi cumulado à coleta, por isso a importância dos comprovantes de residência.

O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O prédio fica na Avenida Senador Pinheiro Machado, próximo à escola que leva o mesmo nome da avenida.

O que é biometria

Procedimento pelo qual o eleitor é identificado pelas digitais. É importante ressaltar que a biometria não exclui a apresentação de documento oficial com foto no dia da votação. Trata-se de um sistema utilizado para ratificar a identidade.

Fonte: Rádio São Luiz