Biblioteca Pública Municipal Senador Pinheiro Machado conta com acervo de 20 mil obras

Ano passado, 6.276 usuários visitaram o espaço. (Foto: divulgação/BPMSPM)

Nesta terça-feira (12), comemora-se o Dia do Bibliotecário. Instituída em 9 de abril de 1980, a data é uma homenagem ao escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Para ilustrar a passagem, conversamos com Luisa Vilanova de Oliveira. Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela faz parte de um raro grupo de profissionais.

Atualmente, Luisa é a responsável pelo acervo de 20 mil obras da Biblioteca Pública Municipal Senador Pinheiro Machado. Segundo ela, os títulos vão desde os recentes lançamentos até clássicos de autores como Machado de Assis, Érico Veríssimo e José de Alencar.

Sobre trabalhar em um local que oportuniza a leitura, ela comemora o fato de que ali mantém contato com alunos e pessoas da comunidade. “A leitura é importante, pois você se torna uma pessoa de opinião. Aqui temos um público bem heterogêneo: desde crianças que estão aprendendo a ler até pessoas com mais de 80 anos”, revela.

Os números de visitantes são animadores. Conforme registros do ano passado, 6.276 usuários visitaram a  biblioteca. Para se ter uma ideia, pesquisas indicam que o brasileiro lê, em média, apenas dois livros por ano.

Quem ainda não é sócio e deseja retirar um livro deve levar identidade e um comprovante de residência para cadastro. Não há nenhuma cobrança e o leitor pode levar o material para casa por um período de até uma semana, o qual pode ser renovado por mais sete dias. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira não há atendimento à tarde, porém, nas segundas e terças,  o espaço abre das 17h30 às 20h. A Biblioteca Pública Municipal fica no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, na Rua São João.

Fonte: Rádio São Luiz