Presidente da OAB/São Luiz Gonzaga comenta sobre súmula que impede a inscrição na Ordem de bacharéis que tenham agredido mulheres e crianças
Em entrevista à Rádio São Luiz, o advogado Lucas Adams Wesz, presidente da Subseção da OAB de São Luiz Gonzaga, discorreu sobre a recente súmula publicada pelo Conselho Federal da Ordem que tem o objetivo de impedir a inscrição de bacharéis em Direito que tenham agredido mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência física e mental, impedindo, assim, a prática advocatícia da profissão.
Conforme Lucas, “essa súmula do Conselho Federal é resultado de um pleito da Comissão da Mulher Advogada, que culminou na publicação da mesma que obsta a inscrição de bacharéis em Direito na Ordem que tenham envolvimento em questão de violência contra mulheres e crianças. Essa decisão vai ao sentido de averiguar a idoneidade do postulante à inscrição”, esclarece o presidente.
Para o dirigente da Subseção da OAB de São Luiz Gonzaga, “a gente vê essa iniciativa com bons olhos, mas entendo que talvez teremos um grande número de mandados de segurança, pois a decisão é para os casos de envolvimento, bastando apenas a queixa-crime. Então, como a OAB não priorizou nesse momento a condenação e o trânsito em julgado de casos de violência contra a mulher, deveremos ter mandados de segurança impetrados nesse sentido. Saliento, porém, que a medida é válida e justa”, comentou.
PASCOA SOLIDÁRIA – Lucas também informou da realização da campanha “Páscoa Solidária”, promoção idealizada pela Caixa de Assistência dos Advogados e que visa arrecadar doces e guloseimas para crianças carentes visando o período da Páscoa. “Estamos com pontos de coleta na sala da Subseção de São Luiz Gonzaga (junto ao Fórum da Comarca local) e na sala de Santo Antônio das Missões. E também informamos aos colegas advogados que estamos recolhendo valores em dinheiro para a compra de doces, assim como as doações entregues nas caixas de coleta. A campanha se realizará até o dia 12 de abril, e, após, a OAB escolherá uma entidade para realizar a distribuição dos donativos arrecadados às crianças carentes do município”, destacou o presidente da Subseção.
Fonte: Rádio São Luiz