Campanha Nacional contra Influenza será realizada em abril
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.
A vacinação contra a influenza sazonal no período de 1999 a 2010, esteve disponível apenas para idosos e alguns grupos de risco, a partir de 2011 novos grupos foram sendo incluídos na população alvo da campanha, até que, hoje, os grupos prioritários para a vacinação são os seguintes:
Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), Gestantes em qualquer idade gestacional, Puérperas até 45 dias após o parto, todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, Professores, população indígena, idosos com 60 anos ou mais, Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (doenças crônicas respiratórias, renal, neurológicas, cardíacas, etc).
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.
Diferente de anos anteriores, nesta campanha, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante tendo em vista baixas coberturas vacinais neste público. A vacinação se dará em etapas:
-De 10 a 12 de abril, aqui em São Luiz (como toda região Sul do país) será feita uma pré campanha para vacinação de crianças, gestantes e puérperas e na ocasião a Caderneta de Vacinação será atualizada com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação se houver necessidade.
-De 15 a 19 de abril, assim como todo o país, manteremos esta vacinação às crianças, gestantes e puérperas atualizando o cartão vacinal se necessário.
-De 22 de abril em diante, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Assim, é imprescindível que crianças e adultos (estes adultos quando possível) tragam o cartão vacinal no momento da campanha, pois só assim poderá ser avaliado pela vacinadora.
Ressaltamos que o município deve cumprir com as etapas de vacinação propostas pelo Ministério da Saúde e a fase inicial da campanha é exclusiva para atender às crianças, gestantes e puérperas e assim o será feito, sendo liberado aos demais grupos prioritários: idosos, professores, pop. Privada de liberdade, pacientes portadores de doenças crônicas, após o dia 22 de abril. Para tanto contamos com a compreensão dos usuários.