Tiro esportivo: Modalidade praticada em São Luiz Gonzaga vem atraindo mais adeptos a cada dia

Em entrevista ao programa Expressão Livre, os representantes da União São-luizense de Policiais Civis – USAPOC e coordenadores do departamento de caça esportiva da entidade, Amilton Rogério de Lima e Luiz Fernando Hiet, abordaram a prática do Tiro Esportivo, modalidade que vem se tornando referência através do clube de tiro em São Luiz Gonzaga. Conforme Amilton, “a USAPOC tem esse departamento de tiro fundado há seis anos, e cada vez mais tem atraído associados em relação à aquisição de armas e a prática esportiva do tiro, assim como aos que são interessados na caça e na coleção de armas”.

CERTIFICADO DE REGISTRO – Segundo Amilton, que é policial civil, para obter o certificado de atirador é necessário preencher alguns requisitos essenciais: “Tudo é fiscalizado pelo Exército através do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas – SIGMA, o qual regra o tiro esportivo. O interessado na modalidade precisa se filiar a um clube de tiro, que no caso de São Luiz, é a USAPOC. Após, é preciso prestar um exame psicológico, um teste de tiro ministrado por um instrutor cadastrado pela Polícia Federal, juntamente com uma série de negativas expedidas pela Justiça para então encaminhá-las ao Exército. Após isso, concluídas todas as etapas, o Exército emite o registro de Atirador, Caçador ou Colecionador, ou os três juntos. Assim, com o Certificado de Registro, a pessoa poderá adquirir armas de calibre permitido (adquiridas no comércio) ou restrito (adquiridas direto na indústria).

Conforme os entrevistados, todos os clubes cadastrados para a prática de tiro esportivo possuem algumas regras, como, no mínimo, a realização anual de oito provas de tiro, internas ou abertas ao público. Para participar das competições, o atirador tem de possuir o CR. “Existem provas a níveis estadual (onde o competidor precisa estar associado a uma federação) e federal (em que é necessário estar associado a uma confederação). Para Luiz Fernando, “o nosso é um dos melhores clubes de tiro da região, pois conta com uma estrutura e organização que serviu de base para outros clubes de tiro que, inclusive, começaram a nos proporcionar estruturas que não tínhamos. Assim, deixamos o convite para todos os interessados para que venham conhecer nossa entidade”, destacou.

A USAPOC está localizada em área pertencente à Polícia Civil, junto ao Horto Florestal situado às margens da BR-285, em São Luiz Gonzaga.