Rio Uruguai ganha 26 pontos de monitoramento para prever nível do rio e evolução das chuvas

Sistema que irá gerar informações para a Defesa Civil foi lançado em Santa Rosa; (Foto: divulgação / Defesa Civil)

Foi lançado na quarta-feira (17/4), em Santa Rosa, um novo sistema capaz de monitorar em tempo real a evolução das chuvas e o nível do Rio Uruguai. O Sistema de Alertas Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH Rio Uruguai) irá processar e disponibilizar informações sobre os níveis dos rios e volumes de chuva de todos os pontos de monitoramento.

A bacia do rio Uruguai conta com uma área total de 385 mil quilômetros quadrados, sendo 74 mil quilômetros em território brasileiro (73% no RS e 55% em SC). O lançamento foi promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), através da Superintendência Regional de Porto Alegre.

Segundo o engenheiro da CPRM, Franco Buffon, “foram instalados 26 pontos do sistema ao longo da bacia do rio Uruguai, que vão emitir boletins com previsões hidrológicas de hora em hora”. Franco explicou que “a captação de dados via satélite vai permitir prever os índices de chuvas e o aumento no nível do rio”. A partir dos dados captados com o novo sistema, o Serviço Geológico do Brasil irá produzir boletins e comunicar a Defesa Civil do RS.

Conforme o responsável pela 5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Estado, major Paulo Kunkel, “a partir de agora, podemos acompanhar em tempo real a evolução das chuvas e o nível do rio”. Com o novo sistema será possível prever o aumento das águas do rio Uruguai com até 17 horas de antecedência, minimizando os efeitos dos eventos adversos e auxiliando a Defesa Civil nas ações de prevenção e resposta às comunidades.

Fonte: Defesa Civil RS