Secretária Municipal de Saúde de Pirapó comenta sobre dois casos de dengue confirmados no município

(Foto: divulgação)

Na quinta-feira passada (18/4), a Secretaria de Saúde de Pirapó recebeu a confirmação de que duas pessoas do município estavam infectadas pelo vírus da dengue. O caso, até o momento, é tratado com indeterminado, ou seja, não há confirmação se é autóctone (quando é contraído na área que reside) ou externo, apesar de que a principal suspeita é de que as duas pessoas tenham sido infectadas em viagem recente.

Conforme a secretária, Marcia Adorno, um terceiro membro da mesma família tem apresentado os mesmos sintomas, o que pode elevar para três o número de acometidos pelo vírus. Ela explica que mesmo com o índice de levantamento de focos baixo, apenas 0.6, em escala que já registrou 18 pontos, o município está em alerta e a comunidade precisar combater os focos.

Ainda na semana passada, por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município recebeu o “fumacê”, veículo que espalha inseticida que mata os mosquitos que estejam voando. Marcia, no entanto, ressalta que este inseticida não mata as larvas. “A melhor maneira de combate ainda é a eliminação mecânica dos criadouros. Temos tido muitos problemas com fossas sépticas”, revela.

A secretária salientou que, mesmo com a chegada do outono, é preciso manter a vigilância para que o município não corra nenhum risco. Nos dois casos confirmados, as pessoas apresentam melhora e devem ter alta médica nos próximos dias.

Fonte: Rádio São Luiz