Ministério das Comunicações autoriza a Rádio São Luiz a migrar para a FM

Notícia foi muito comemorada por dirigentes, funcionários e colaboradores da emissora. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações encaminhou ontem (30/04) para a Rádio São Luiz o boleto bancário referente ao valor definido para a adaptação de outorga do serviço de radiodifusão sonora em onda média (AM) para o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM). A partir de agora, a São Luiz poderá, com o pagamento da taxa, operar em 100.9 FM.

O anúncio oficial foi feito na manhã desta quarta-feira (1º), durante o Olho Vivo, pelo diretor do Grupo Relider, Cláudio Henrique Zappe. Conforme o comunicador, “Nada mais há de fazer com que a Rádio São Luiz não passe para o FM”.

Zappe acrescentou que a mudança é a solução para todas as rádios AM, pois já não é mais possível transmitir com o ruído característico da faixa. A notícia, muito comemorada pelos dirigentes, funcionários e colaboradores da emissora, é o penúltimo passo para que a rádio finalmente inaugure o novo transmissor.

Custos da migração

O valor da outorga é de R$ 76.047,15. Além disso, existem custos com a montagem da torre, a compra da antena, do link, da mesa de áudio e de todos os outros equipamentos necessários para a mudança, o que eleva o montante para algo em torno de R$ 300 mil.

Próximos passos

A partir do pagamento da licença, o que deve ser realizado nesta quinta-feira (2/5), inicia o processo de operacionalização da mudança, como a montagem da torre – que deve ter cerca de 80 metros – da antena repetidora e da instalação do link.

Potência

Segundo Cláudio Zappe, o novo transmissor terá potência ao redor de 8 kilowatts, o que vai proporcionar – na potência da antena – cerca de 30 a 35 (kW). Atualmente, a São Luiz opera com 2 kilowatts.

Data prevista para a mudança

Como neste ano a São Luiz completa 70 anos, a emissora trabalha para que a FM seja inaugurada nas comemorações de aniversário. Fundada em 1º de outubro de 1949, a São Luiz é a primeira emissora de rádio de São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio São Luiz