Presidente do IPHAN nacional visita São Luiz Gonzaga

Pela primeira vez, São Luiz Gonzaga recebeu a visita da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa. Acompanhada pelo prefeito em exercício, Mário Trindade; pelo superintendente do IPHAN-RS, Airton Luiz Braga Moraes; da secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings; do secretário executivo do Detur, Marcos Mattos; e da equipe do IPHAN, a presidente esteve no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir na última terça-feira (21).

Na ocasião, Bogéa destacou os planos do instituto para a região das Missões. “Dedicamos 2019 ao tema ‘Patrimônio mais Turismo’ e aos três estados do sul do Brasil. No caso do Rio Grande do Sul, o IPHAN irá iniciar um trabalho muito forte na região missioneira. Iniciamos as obras do grande centro cultural em São Miguel das Missões, o qual abrigará a história dos 30 povos. Vamos trabalhar também com os sítios arqueológicos de São Nicolau, São João Batista e São Lourenço”.

A presidente também ressaltou os planos de revitalização dos sítios arqueológicos. “Vamos recuperar as guaritas, as salas de exposições, sinalização e parte da consolidação, preparando os sítios para que eles possam receber visitantes. Não adianta trabalhar apenas no acesso, sem que o bem cultural esteja completamente readequado. O visitante deve encontrar o bem cultural pronto para recebê-lo, para que ele compreenda a lição daquele local, por que deve ser visitado. Essa é a missão do IPHAN. Claro, não fazemos isso sozinhos, os nossos parceiros são os 23 municípios da região missioneira”.

Na ocasião, o prefeito em exercício, Mário Trindade e a secretária de Turismo, Rose Grings, entregaram a presidente do IPHAN um documento para melhorias no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. “Agradecemos a participação da Kátia Bogéa, foi a primeira vez que um titular nacional do IPHAN visitou a nossa região. As propostas são concretas e tenho certeza que serão realizadas para revitalizar o Sítio Arqueológico de São Lourenço. É um sonho antigo da Administração Municipal e também da comunidade são-luizense”, afirmou Mário Trindade.

A comitiva do IPHAN também visitou os sítios arqueológicos de São Nicolau e São João Batista (Entre-Ijuís), além de participar de reunião em São Miguel das Missões – com prefeitos da região – para discutir a revitalização dos locais históricos.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga