Acesso asfáltico ao Sítio de São Lourenço, UTI e Frigo Estrela pautaram reuniões em Brasília

Prefeito Sidney Brondani esteve no Distrito Federal em busca de melhorias para o município e região. (Foto: divulgação)

Nesta semana, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani – acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle (Piti) – esteve em Brasília para participar de audiências em busca de apoio para reivindicações do município.

SÃO LOURENÇO MÁRTIR

Com a participação do prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Sartori e do prefeito de Vitória das Missões, Aldi Minetto, o chefe do Executivo são-luizense esteve reunido com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL). A reunião foi marcada por intermédio do senador Luis Carlos Heinze (PP), o qual também acompanhou os prefeitos da região. A busca pelos acessos asfálticos do Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir e de São João Batista pautaram a audiência. O projeto para as ligações asfálticas já foi cadastrado junto ao ministério. “São previstos investimentos para a revitalização desses sítios arqueológicos e o acesso asfáltico até os locais é algo imprescindível, sendo necessário ocorrer de forma simultânea as melhorias nos próprios bens culturais”, destacou Brondani. O ministro Marcelo Álvaro Antônio inclui as obras de asfaltamento para execução com recursos de financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Melhorias no acesso aos sítios arqueológicos também pautaram a reunião com o ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB). As lideranças encaminharam o projeto junto ao ministério, ao qual está vinculada a Secretaria Especial da Cultura. “Aproveitamos que a pasta está integrada ao Ministério da Cidadania e que o ministro Osmar Terra é da região, conhece a nossa história e sabe da importância histórico desses locais. A Secretaria de Cultura já prevê investimento para melhorias nos sítios arqueológicos e queremos conciliar com a realização das obras de asfaltamento”, afirmou Brondani.

O ministro Osmar Terra também indicou as lideranças são-luizenses o melhor caminho para a instalação de uma UTI no Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG). Terra recomendou apresentar pessoalmente o projeto ao Ministério da Saúde, com o apoio do secretário-executivo João Gabbardo dos Reis, ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, a fim de implantar a UTI com recursos diretos do ministério.

FRIGO ESTRELA

A busca pela autorização do Frigorífico Estrela para exportar carne suína para a China também pautou reunião em Brasília. Responsável por intermediar as tratativas, o senador Luis Carlos Heinze – após contato com ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – informou ao prefeito Sidney Brondani e ao presidente da Câmara, Piti Werle, que a documentação da empresa junto ao ministério está em dia e foram encaminhadas ao governo chinês. Em breve, a empresa deverá ser informada sobre a liberação para a exportação.

Também com o intermédio do senador, o prefeito Sidney Brondani e o vereador Piti Werle se reuniram com os senadores gaúchos Paulo Paim (PT) e Lasier Martins (PSD) e o senador são-luizense, eleito pelo Rio de Janeiro, Arolde de Oliveira (PSC). Na ocasião, foi solicitada uma atenção especial ao município quanto à destinação de recursos. Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal também convidou o senador Arolde de Oliveira para visitar São Luiz Gonzaga.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email