Nota oficial: Presidente da ACI escreve sobre lei do horário do comércio

Desde o dia 13 de maio, quando foi votado o horário do comércio na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, temos percebido que a repercussão deste evento tem gerado muitas expectativas e ao mesmo tempo algumas dúvidas por setores distintos do comércio.

No entender da ACI, o descompasso dessa informação ocorreu por conta da manipulação arbitrária conduzida por pessoas que talvez não compreendem plenamente (ou preferem manipular algumas pessoas) sobre a importância da flexibilização do horário do comércio e de como isso impacta positivamente o desenvolvimento de São Luiz Gonzaga, visto possibilitar que nossos empresários possam realmente ajustar o horário dos seus estabelecimentos de acordo com a demanda das principais datas comemorativas do nosso calendário anual e ao mesmo tempo com as necessidades de cada empreendimento.

Nunca, em nenhum momento, entrou em questão os direitos dos trabalhadores. Esse direito já é há tempo definido por lei maior e é de plena execução, carecendo que haja a fiscalização correta. Não temos por quê entrar nesse mérito. Ocorre que foi veiculado nos meios de comunicação (principalmente nas mídias sociais) que os vereadores estão traindo os trabalhadores. Como se trabalhador fosse apenas o grupo dos comerciários. E além disso, de acordo com a etimologia da palavra, traidor é a pessoa desleal, que não conta tudo para os seus. Vale a reflexão!

Precisamos deixar claro: trabalhar é essencial! Não somente pela manutenção das finanças, mas pela dignidade na vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e nós mesmos. Além disso, a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos.

Isto posto, salientamos que você, associado ou não da nossa querida ACI, que sai todos os dias para empreender, para laborar, para buscar os recursos para o seu lar, e, além disso,  com seu trabalho possibilita que outras pessoas tenham condições de trabalhar também. O horário do comércio vem pra te ajudar a flexibilizar sua vida e seu planejamento, e por vezes, quando as condições melhorarem, você possa com o seu trabalho empregar mais pessoas e ajudar mais ainda no crescimento da nossa cidade.

Em anexo a esta carta, encaminhamos também uma cópia da lei municipal Nº 5.942 EM 14 DE MAIO DE 2019, que dispõe sobre o horário do comércio e dá outras providências.

Não significa agora que você terá que trabalhar no domingo até mais tarde. Mas agora você pode. Faça bom uso do seu horário e seja próspero.

Vamos fazer São Luiz crescer. Sucesso sempre! Estamos à sua disposição.

Marcos Batista da Rosa – Presidente

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email