Secretário de Saúde de Santo Ângelo ressalta sobre os trabalhos de prevenção após o primeiro óbito por gripe A em 2019 no município

Após a ocorrência do primeiro caso de óbito em decorrência da gripe A em Santo Ângelo, a Rádio São Luiz entrevistou o secretário municipal de Saúde do município, Luiz Carlos Antunes Cavalheiro, que destacou as medidas que estão sendo tomadas visando a prevenção ao surgimento de novos casos.

Conforme o secretário, “a confirmação do óbito do paciente de 55 anos pelo vírus H1N1 faz com que tomemos medidas de prevenção, até porque a campanha de vacinação se encerrou no último dia 31 de maio com todas as metas dos públicos-alvo da campanha atingidas. Então, o que nos resta agora é focar nas medidas de prevenção”, salientou.

De acordo com Luiz Carlos, o caso do óbito registrado preocupa o setor de Saúde do município por conta do perfil da vítima: “Nos preocupa esse caso porque esse cidadão não tinha nenhuma comorbidade, nenhuma doença prévia, e foi acometido por um quadro agudo da gripe, vindo a procurar atendimento médico, ficando internado e tendo o quadro agravado após algumas semana, vindo a falecer. Então, estamos atentos e pedimos aos profissionais e aos postos de saúde de Santo Ângelo que notifiquem os casos de síndrome gripais para que se possa fazer a prevenção com o Tamiflu aos pacientes santo-angelenses”, enfatizou o secretário.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Cristine Rochol/PMPA