CTG Galpão de Estância comemorou 65 anos com grandioso jantar-baile

Foi realizado na noite deste sábado, 22, o jantar-baile de aniversário de 65 anos do CTG Galpão de Estância, oportunidade em que foram realizadas apresentações de todas as invernadas da entidade tradicionalista e animação ao som do grupo Os Mateadores.

O patrão do CTG, Luiz Carlos Moraes, enfatizou a responsabilidade e alegria em comemorar a data festiva de uma entidade sólida como o Galpão de Estância: “Me orgulha fazer parte desta entidade que nunca fechou as portas em 65 anos e que sempre trouxe a alegria às famílias são-luizenses. Estamos resgatando pessoas que passaram pela entidade há muitos anos e que hoje retornaram com seus filhos, que também fazem parte das invernadas. Por isso, temos a obrigação por todos eles de manter acesa a tradição no CTG Galpão de Estância”, ressaltou o patrão.

HISTÓRICO DA ENTIDADE

CTG Galpão de Estância – um elo entre a comunidade e às tradições gaúchas

 

Prestigiando as tradições gaúchas o CTG Galpão de Estância se mantem em atividade há 65 anos, contando com o apoio de várias pessoas que ao longo dos anos se empenharam em fazer parte desta entidade, preservando as manifestações culturais tradicionais, a identidade regional, bem como defendendo valores como responsabilidade, honestidade e cumprimento de deveres os quais mantem “viva” as tradições. São inúmeras pessoas que se destacaram na história da entidade, e nesse sentido as Prendas Bibiana Ramborger, Caroline Tibola, Hêrica Stefanelo Keller e Maysa Rebelo Crestani, com auxílio das Sras Ruceli Teixeira e Shirley Ferrari escreveram o livro “Algumas lembranças do CTG Galpão de Estância” lançado no final de 2017.

Como foi falado anteriormente o CTG Galpão de Estância é composto por vários Departamentos, integrantes de patronagem e colaboradores, sendo todos responsáveis pelo sucesso da entidade. Neste contexto é preciso que tenhamos a clareza de que mesmo que cada departamento ou integrante da entidade possua um foco de atuação, o tradicionalismo em si é resultado da união de todos. No decorrer desta escrita será explanado um pouco sobre os Departamentos Social e Campeiro, e da visão do patrão a respeito da entidade.

Hoje o departamento Social é composto por Marivane Coletto, Cláudio Brum, Cátia Dal Pai, e Raquel Bolacel, os quais formam grupo de trabalho encarregado das atividades sociais como: bailes, fandangos, homenagens, aniversários, etc. Este segmento é muito importante na realização de todas as promoções da entidade, pois o mesmo trabalha desde a organização do espaço para a realização do evento até a recepção de todos os tradicionalistas e comunidade em geral que participam de eventos ou mesmo visitam a entidade. Também este departamento acaba por agregar os responsáveis pela logística, a coordenadora de projetos, marketing e divulgação e o agregado das falas, onde a integração entre toda a equipe é essencial. Para a Sra Marivane Coletto “a entidade proporciona além do cultivo as tradições, o convívio com pessoas e a criação de vínculos de amizade e respeito; é um ambiente que escolhi e me orgulho de frequentar junto a minha família, onde meus filhos aprendem mais do que o sentido do tradicionalismo, aprendem a ter respeito pelo próximo e a viver em harmonia, acredito que fazer parte da patronagem e doar-se a minha entidade de alma e coração é uma forma de retribuir todo carinho e apoio recebido durante toda minha caminhada enquanto tradicionalista”. Emocionada em retornar a sua casa tradicionalista depois de adulta, Raquel Bolacel enfatiza que “quando nascemos no Rio grande do sul dizemos que nasceu mais um gaúcho e aprendemos desde cedo a ter amor e respeito por nossas origens e a cultivar as tradições do nosso Estado. Desde pequena frequento o CTG galpão de Estância entidade à qual tenho muito orgulho, sempre participei com a minha família das invernadas e aprendi a cultura gaúcha as nossas tradições participando ativamente desta entidade, e hoje depois de um tempo afastada, retorno neste momento trazendo meu filho para dentro dessa entidade pois acho que um centro de tradições gaúchas é um ótimo lugar onde temos respeito e amor pela cultura gaúcha, onde fazemos muitos amigos e encontramos um ambiente de muito respeito para educarmos nossos filhos, e como gaúcha que sou, quero que meu filho também aprenda a valorizar nossa cultura e ame o chão onde nasceu”. Raquel também agradece a oportunidade e convite do patrão de fazer parte do Departamento Social junto ao seu marido que faz parte do Departamento Campeiro, ambos acompanhando o filho que integra a invernada dente de leite, e destaca que “ juntos com os demais integrantes da patronagem sempre buscamos difundir nossas tradições dentro de nossa cidade e nosso estado buscando sempre apoiar nossos irmãos tradicionalista para que nossas tradições não se termine e que seja cultivada a cada dia mais, sendo que nossa entidade está sempre de portas abertas para receber a todos”.

O Departamento Campeiro congrega toda a campeira, sendo de funcionamento obrigatório para as entidades de Participação Plena. O CTG Galpão de Estância mantem um dos departamentos campeiro atuante, tendo representações em cavalgadas oficiais, rodeios, passeios e desfiles, além de auxiliar o Departamento Cultural na preparação dos Peões da entidade, e também auxiliar nas participações das entidades nos eventos da região. O patrão da Campeira atualmente é Emerson Terra, tendo como integrantes também Nelson de Morais e Devanir Birck, os quais juntos com o patrão da campeira e da entidade são grandes conhecedores da lida, instruindo com zelo e cuidado os animais, além de serem. entusiasmados e incentivadores da juventude galponeira, quanto ao interesse pelas lides campeiras. Emerson Terra, patrão da Campeira declara que “com muito orgulho venho agradecer a oportunidade que a entidade nos dá de estar à frente do departamento campeiro juntamente com os demais integrantes, assim parabenizo os 65 anos da nossa catedral, com a graça de Deus e nossa senhora e o total apoio da patronagem seguimos participando de rodeios, festas campeiras e cavalgadas representando nossa entidade” Ainda o mesmo destaca que “no mês de janeiro participamos do encontro de patrões na cidade de Santa Rosa aonde foi a votação de quem iria sediar a distribuição da chama crioula para a 3ªRegião Tradicionalista, onde o CTG galpão de Estância foi escolhido por todas as entidades presentes para sediar este grande evento juntamente com a Prefeitura municipal de São Luiz Gonzaga, o qual se realizará no mês de agosto deste ano, sendo um dos eventos mais importantes onde se recorda o inicio do movimento tradicionalista”.

Para o Patrão da entidade Luis Carlos de Moraes a entidade funciona como um conjunto completo, onde todos os departamentos, membros de patronagem e colaboradores devem trabalhar se ajudando, o mesmo frisa que “estar à frente de uma entidade tradicionalista dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho requer o desenvolvimento de um olhar atento às necessidades, tanto da entidade quanto dos jovens que participam do nosso movimento; a união de todos em prol do fortalecimento da entidade é essencial para que o CTG continue se fortalecendo e se propagando para as futuras gerações no presente, e além disso, garante sua continuidade para o seu futuro”.

Ainda o patrão destaca que todos são fundamentais desde o pessoal do patrimônio, as secretarias, os tesoureiros e o pessoal que fica mais nos bastidores como a equipe de apoio da cozinha a qual trabalha muito para garantir o sucesso dos almoços, jantares, e tradicionais risotos e galetos de nossa entidade, onde todo o empenho no sentido de valorização da herança cultural da comida típica rio-grandense é reconhecida a cada evento em que esta equipe incansavelmente trabalha. “Nossa entidade tem uma bonita história, tenho orgulho em fazer parte dela, a cada nova gestão mudam-se as pessoas, mas o trabalho em prol do fortalecimento e do crescimento de nossa entidade continua”, finalizou o Patrão Luis Moraes.

Fonte: Rádio São Luiz

Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Histórico: Cristiane Bocacio