Curso de Agronomia da Uergs realiza viagem de estudos

No dia 18 de junho de 2019 os acadêmicos do Curso de Agronomia da Uergs – São Luiz Gonzaga realizaram viagem de estudos em parceria com a Embrapa Trigo e seus pesquisadores da área de solos ao município de Passo Fundo.

Na oportunidade os acadêmicos obtiveram conhecimentos em construção de terraços em nível em áreas declivosas de 7% à 18%, com manejo e rotação de culturas de inverno como trigo/aveia/canola e soja/milho no verão. Os alunos puderam observar os fundamentos técnicos que explicam os princípios de fluxo da água, incluindo a infiltração. O sistema utilizado na unidade de produção no município de Pontão, próximo a Sarandi, apresenta relevante sucesso, com bons rendimentos atuais e perspectivas de crescentes produtividades.

A Integração do curso de Agronomia da Unidade de São Luiz Gonzaga com a Unidade de Três Passos, mais os parceiros e colaboradores do curso, neste caso os pesquisadores da Embrapa de Passo Fundo Jorge Lemanski, José Denardin e Antônio Faganello juntamente com o analista Marcelo André Klein, tem permitido o desenvolvimento de projetos em conjunto, treinando os acadêmicos e gerando informações valiosas para a agropecuária gaúcha.

Pela manhã os acadêmicos foram recebidos pelo presidente da Cotrisal de Sarandi, Valter Vontobel, que mostrou o funcionamento da cooperativa. O gerente técnico abordou as estratégias de fidelização do associado através da assistência técnica. Ao meio dia a diretoria confraternizou com os acadêmicos com um almoço. Participaram os acadêmicos do 1º e 5º semestre e o Coordenador Prof. Eugenio Farias Marques Portela e os professores Mastrangello Enivar Lanzanova e Eduardo Lorensi de Souza.

Fonte: UERGS