Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Delegado Heleno dos Santos explica as diferenças entre uma delegacia convencional e uma DRACO

Na próxima quarta-feira,  21 de agosto, São Luiz Gonzaga estará recebendo a cerimônia de inauguração de uma Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado – DRACO, a qual atenderá aos municípios que compõem a 27ª Delegacia Regional de Polícia. No mesmo dia, também será inaugurado o Núcleo de Mediação de Conflitos da Delegacia de Caibaté. Para a cerimônia, é aguardada a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, bem como demais autoridades da segurança pública.

DIFERENÇAS – Para explicar o âmbito de atuação de uma DRACO, a Rádio São Luiz conversou com o delegado Heleno dos Santos, que explicou as diferenças entre uma delegacia convencional e uma delegacia especializada como a DRACO: “Uma delegacia convencional trata de todos os crimes ocorridos no âmbito da competência da justiça estadual, tanto os de menor potencial ofensivo como os de maior lesividade, como roubos, homicídios, dentre outros. Já a DRACO é diferente pois se concentra na investigação e repressão as ações do crime organizado, como tráfico de drogas, assaltos a bancos e crimes rurais quando praticados por organizações criminosas”.

NECESSIDADE DO INTERIOR – Conforme o delegado, o pleito por uma DRACO iniciou em janeiro deste ano, e recebeu aval da Chefia de Polícia após a ocorrência de crimes graves praticados por quadrilhas na região, como no assalto a banco em Porto Xavier e na tentativa de assalto em São Nicolau: “Uma delegacia especializada aqui é uma necessidade, pois os grupos criminosos da região metropolitana estão vindo para o interior e se instalando em cidades menores. Já vínhamos pleiteando a instalação dessa delegacia, e após os episódios dos assaltos, mostramos à Chefia de Polícia da necessidade de uma DRACO, que enfim será implantada em São Luiz na próxima quarta-feira”, salientou.

A solenidade de inauguração ocorre às 14h, na sede da 27ª Delegacia Regional de Polícia Civil localizada na Rua São João, em São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Arquivo/Reprodução

Sair da versão mobile