Previdência Pública será tema de simpósio durante a Expo São Luiz
Na quinta-feira, 3 de outubro, ocorrerá o Simpósio da Previdência Pública durante a programação da Expo São Luiz 2019. O vice-presidente do Fundo de Aposentadoria dos Servidores (Faps), Nilson de Chaves, falou sobre o evento que terá início às 8h30min e se estende até às 13h.
De acordo com Nilson, serão realizados três painéis; o primeiro tem como temática a “Reforma da Previdência”. Posteriormente, será explanado sobre “Perspectivas Econômicas e de Investimentos”, e, por fim, a temática será “Avaliação Atuarial e Portaria 464”. Os assuntos devem permear direcionamentos e atualizações do Faps. Segundo Nilson, a participação é gratuita. As palestras serão realizadas junto ao auditório central da Expo São Luiz. Para o vice-presidente, é importante que as pessoas participem, incluindo aposentados, ao considerar o momento como uma oportunidade de elucidação de dúvidas e estar a par dos principais alterações relacionadas aos temas. Os interessados em participar já podem realizar sua inscrição por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (55), 9 9618-1248.
Como vice-presidente, explica ainda que o Faps foi criado pela lei/2794, de 30 de dezembro de 1993, sendo composta por dois conselhos. Nilson ressalta que o fundo tem a determinação de realizar o pagamento de todas as pensões de aposentados e pensionistas do município. Segundo ele, atualmente há um déficit de contribuição no fundo, tendo em vista a aposentadoria de mais de 100 pessoas nos últimos anos. Nesse sentido destacou a importância da realização do concurso público, que além de suprir a demanda do funcionalismo, representa novas contribuições aos Faps. “Estagiários e cargos de confiança não contribuem para o fundo, apenas aqueles que passaram em concurso, por isso a importância de novos concursados”, afirma.
Nilson relembra que em 2017 o ganho real chegou a quase R$ 9 milhões e, que hoje, é cada vez mais difícil atingir essa meta, o que é decorrente de uma série de fatores que contribuem para um retração. “É preocupante o cenário do mercado financeiro. As metas atuariais serão cada vez mais difíceis de atingir”, disse. Apesar do quadro, elenca que o Faps ainda cresce, de modo que conta com mais de R$ 80 milhões investidos, recurso que no futuro será utilizado no pagamento de pensões.
Sobre a funcionalidade do fundo, ressalta que há uma determinação do Ministério da Previdência de que o Faps se torne um instituto, no qual haja cargos com funções especificas, principalmente no que diz respeito a aposentadoria, folha de pagamento, contabilidade e levantamentos atuariais. Atualmente os trabalhadores do fundo são funcionários cedido pela administração municipal. Por fim, Nilson convoca novamente a comunidade para participar do simpósio.
Por Róbson Gomes/Rádio São Luiz
Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz