Inaugurada agroindústria de derivados do leite na Escola Cruzeiro do Sul

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 25, a agroindústria de derivados do leite na Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, em São Luiz Gonzaga. O espaço construído será utilizado na prática pedagógica dos alunos do curso técnico na produção de alimentos derivados do leite, como queijo e outros, os quais serão destinados para o consumo na escola e também como aprendizado para ser aplicado nas propriedades familiares visando a geração de renda.

Presente no ato, o gerente regional da EMATER/Ascar, Renato Nedel, destacou que a inauguração “é importante para a escola, mas também, a nível regional, pois a Escola Cruzeiro atende a alunos de toda região. Hoje, para se ter agroindústria, é necessário assessoramento e investidores, e nós, da EMATER, temos a obrigação de achar soluções para que os agricultores tenham renda e sucessão rural. Por isso, esta agroindústria é muito importante no aprendizado dos alunos para a qualificação na produção de derivados e de levar esse conhecimento para as agroindústrias familiares”, salientou.

O diretor da E.T.E. Cruzeiro do Sul, professor Ayrton Ávila da Cruz, enalteceu que “hoje é um dia muito importante, onde comemoramos 60 anos de compromisso da Escola com a educação rural com um Dia de Campo da Coopatrigo e com a inauguração da agroindústria de derivados do leite, que passa a ser mais um espaço pedagógico para os alunos do curso técnico da escola”.

Segundo Ayrton, “neste espaço vamos mostrar como produzir derivados do leite como queijo, mu-mu, iogurte, dentre outros, que servirão para a alimentação dos alunos e na aprendizagem para a transformação desses produtos em suas propriedades. É um dia muito importante para a comunidade Cruzeiro do Sul, e nada melhor do que comemorar 60 anos com um grande investimento. Agradeço ao engenheiro Luiz Carlos Lautert que fez o projeto sem custos para a escola, ao prefeito Sidney, à Secretaria de Agricultura, Setor de Proteção Ambiental, EMATER, e as forças vivas do município que contribuíram para que pudéssemos licitar e executar o projeto, assim como agradecemos o empenho do CPM da escola que buscou as documentações necessárias. Enfim, a parceria de todos foi fundamental para a execução dessa importante obra”, finalizou Ayrton.

Fonte: Rádio São Luiz

Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz