Após revitalização, Feira do Produtor conta com espaço remodelado para atendimento da comunidade
Os feirantes que utilizam o espaço da Feira do Produtor de São Luiz Gonzaga contam com um novo ambiente, remodelado e revitalização. Essa era uma antiga demanda do grupo, que encontrou apoio junto ao projeto que permite que empresas do município adotem espaço públicos e promovam, como no caso, a revitalização destes locais.
O vereador e empresário local, Piti Werle, proprietário da empresa Flach Werle, foi mediador da iniciativa que possibilitou melhorias no espaço utilizado por 14 produtores rurais que comercializam seus produtos à preço de custo e com qualidade colonial. Para ele, essa foi uma importante ação para a comunidade são-luizense. “Acredito que é perceptível para todos que apoiaram e que investiram nesta revitalização que o local ficou mais aprazível. Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Agradecemos às seis empresas que financiaram essa revitalização”, disse.
A execução do projeto de recuperação do espaço só foi possível por meio da lei de adoção de espaços públicos – que permite que a iniciativa privada adote espaços públicos para obras que como esta, foram de revitalização. A lei é de autoria do vereador. “Já são três anos de parcerias com mais de 60 empresas participantes. Isso mostra o resultado e a importância destas parcerias”, afirmou.
O presidente da associação dos feirantes da Feira do Produtor do município, Edelmar Saussering, destacou que há tempos os produtores buscavam apoio e que, somente agora conseguiram o auxílio para melhorar o local. Ele elenca principalmente que, com as melhorias, ficou muito mais fácil de ver os produtos, bem como, enfatiza o novo estacionamento, que suporta até 100 veículos. “Nós lembramos que aqui na feira não há intermediários. O produto sai direto das mãos dos produtores para o consumidor. Isso faz com que o valor seja muito barato”, comenta. O presidente estende o convite para que a comunidade são-luizense conheça melhorias feitas.
O gerente da Sicredi – unidade da Rua São João, Alexandre Rodrigo Fröhlich, que foi parceira na iniciativa, ressalta que a cooperação é muito importante entre empresas e que isso representa resultados positivos para a comunidade. “Um novo espaço acaba sendo motivacional para os produtores. Eles tem mais mobilidade, espaço e harmonia no ambiente. Isso representará rendimentos melhores para os produtores”, falou.
Já o cliente periódico da feira, Maicon Martins, ressaltou a importância das obras realizadas. “É perceptível as melhoras em relação às condições simplórias de antes. Hoje está tudo mais organizado, principalmente a exposição e disposição dos produtos. Isso vai agregar na comercialização. Sou cliente e recomendo sempre a feira, principalmente quando assunto é queijo”, comentou.
Os serviços realizados na revitalização foram:
Calçada de concreto junto às bancadas
Reboco e revestimento das bancadas e portas de entrada
Platibanda metálica de fachada
Sinalização geral das bancas dos produtores
Nivelamento do estacionamento
restrição da entrada de automóveis no espaço de pedestres
Espaço de convivência – chimarródramo
Os parceiros do projeto foram as empresas: Sicredi, Comercial Telha Certa, Carmo Materiais de Construção, Marmoaria Crestani, Hipertex Concreto e Falch Werle Ltda. A inauguração do novo espaço ocorreu na sexta-feira (27). A feira dos produtores atenda nas terças e sextas-feiras, das 14h às 18h.
Fonte e fotos: Róbson Gomes/Rádio São Luiz