Com Jorge Guedes e Família, música missioneira se consagra no show de encerramento da Expo São Luiz

O canto que brota do chão missioneiro floresceu na arena de shows da Expo São Luiz 2019. Jorge Guedes e Família subiram ao palco com ‘Nego Betão’, levando ao público uma das melhores apresentações da música missioneira e regional na atualidade.

Os versos de Jorge Guedes deram início ao show. Na voz de Anahy Guedes – a guaynita missioneira, o público vibrou e, nas palavras da artista, “fincaram o facão no toco e deixaram o cabo tremendo”. A expressão foi usada para descrever a euforia dos presentes.

Cantando a mulher missioneira em todo país, no palco da Expo, Anahy olhava para alto, como quem buscava inspirações sublimes e a cada canto, dava demonstrações de interpretação.

Entre escalas e acordes, no violão de sete cordas, Karaí Guedes. Na gaita, San Pedro de la Cordeona. Na bateria e bumbo legueiro, Santiago Pacheco, e nos graves do contra baixo, o são-luizense Márcio Gomes, integrando ambos a “cozinha missioneira”, como carinhosamente é chamada a interação, a levada e representatividade instrumental dos músicos para a banda. E não faltou demonstrações de Andresito Guarany, também gaiteiro e, que assim como San Pedro, cantou. Os músicos demonstraram a versatilidade dos artistas da capital estadual da música missioneira.

Se os grupos que se apresentaram nas noites anteriores deram uma palinha da música traducional do Rio Grande do Sul, os integrantes de Jorge Guedes e Família trouxeram um show inteiro, de musicalidade e tradição, valorizando e difundindo canções que resgatam a cultura missioneira e fronteiriça.

No repertório, sucessos como “Nego Betão, Taio Feio e Mulher Missioneira”. Os vocais de negrinho do pastoreio foram recebidos com calorosos aplausos. Durante todo show, gritos de sapucaí se fizeram ouvir, demonstrando a empolgação e o carinho dos presentes que assistiram atentos o grupo.

Entre acordes e versos de sucessos, a banda encerrou os shows da Expo São Luiz, consagrando as cinco noites de shows que abrilhantaram a feira.

Agradecimentos da Expo São Luiz

A comissão organizadora, em dado momento subiu ao palco, onde receberam aplausos pelos dois anos de trabalho intensos que culminou na feira que mobilizou a comunidade local e regional durante cinco dias. O presidente da feira, que assumiu o cargo por uma segunda vez, Luiz Oneide Nonemacher fez uso da palavra, quando agradeceu a todos, destacando sentir-se feliz com a realização do evento. Agradeceu ao público e desejou uma boa presidência e o sucesso à nova edição de 2021, onde juntamente com a comissão organizadora, ficará sob responsabilidade do nomeado presidente da próxima feira, Marcos da Rosa.

Marcos, que recebeu o crachá de presidente no palco, enfatizou o privilégio de vivenciar uma feira com integração de diversos setores, e evidenciou como grandiosa a participação da população.

Fotos: Róbson Gomes

Por Róbson Gomes